Com surto de gripe, São Paulo testará para covid todos com sintomas
Os testes rápidos estarão disponíveis em todas as unidades da rede municipal de saúde
A Prefeitura de São Paulo vai começar a fazer testes rápidos para a covid-19 em todas as pessoas que procurarem unidades de saúde da rede municipal com sintomas gripais. A medida foi anunciada para controlar o surto de gripe na cidade.
A testagem será pelo método antígeno, que pode ser feito já nos primeiros dias de sintomas, por meio da coleta de um swab das secreções respiratórias. Os testes estarão disponíveis em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), AMAs e também em prontos-socorros.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a capital paulista tem registrado um aumento no número de atendimentos no pronto-socorro e de hospitalizações de pessoas com sintomas de gripe.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Influenza
O vírus da influenza, que começou a circular na capital paulista, o H3N2, é o mesmo responsável pela atual epidemia no Rio de Janeiro, onde 23 mil casos de gripe foram registrados nas últimas quatro semanas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Os casos começaram como um surto na capital fluminense, mas se espalhou rapidamente para outros municípios da Região Metropolitana.
A situação no Rio de Janeiro chama atenção e coloca em alerta outros estados vizinhos, como Espírito Santo e Minas Gerais.