Comer determinados alimentos ajuda a evitar câncer de próstata
Entenda por que um determinado grupo de alimentos que pode ajudar a prevenir o câncer de próstata
Pacientes com câncer de próstata são mais propensos a ter níveis baixos de selênio, luteína, licopeno, alfa-caroteno e beta-caroteno no sangue, revelam cientistas da Universidade do Sul da Austrália. É o que afirma experimento ao descobrir que homens com deficiência desses micronutrientes correm o dobro do risco de ter a doença.
Como consequência da dieta ocidental, baseada no consumo de poucos alimentos vegetais e rica em carne, descobriu-se que esse tipo de câncer está diretamente associado a níveis mais elevados de ferro, enxofre e cálcio no sangue.
Como evitar câncer de próstata
Se de um lado um grupo de alimentos pode ser responsável pelo desenvolvimento de células cancerígenas na próstata, por outro uma dieta rica em selênio e licopeno atua na redução do risco da doença.
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
Entre esses alimentos estão castanha do Pará, castanha de caju, ovos, sementes de abóbora, atum, sardinha, camarão, feijão cozido e arroz integral. Enquanto exemplos de alimentos ricos em licopeno são tomate cru, molho de tomate caseiro, tomate seco, goiaba, melancia, mamão e toranja.
Os autores sugerem que a melhor maneira de obter selênio e licopeno dos alimentos é a partir de fontes naturais, em vez de suplementos.
Por que esses alimentos?
Assim como o selênio, o licopeno também desempenha um importante papel protetor na prevenção do câncer, incluindo o câncer de próstata, ao inibir o estresse oxidativo, a apoptose e a inflamação devido às suas propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antiproliferativas.
Os níveis de licopeno no sangue estão inversamente associados aos riscos de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e câncer, incluindo câncer de próstata.
Câncer de próstata
Considerado um dos cânceres não cutâneos mais comuns e a quinta principal causa de mortes por câncer entre homens em todo o mundo, o câncer de próstata está relacionado a fatores como origem étnica, histórico familiar e o avanço da idade.
Não por acaso, os autores do estudo defendem que é importante identificar indivíduos de alto risco para o manejo de intervenções preventivas oportunas.
Entre os principais sinais de câncer de próstata estão:
- micção frequente (muitas vezes durante a noite)
- urgência para ir ao banheiro
- dificuldade em começar a fazer xixi
- esforçar-se ou demorar muito para fazer xixi
- um fluxo de urina fraco
- sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente
- sangue na urina ou sangue no sêmen.