Opções saudáveis para comer no lugar do arroz branco

A relação entre arroz branco e diabetes: descubra as descobertas recentes da Universidade de Harvard

Um recente estudo realizado pela Universidade de Harvard traz importantes orientações para pessoas com diabetes e a relação com o consumo do arroz branco.

De acordo com a pesquisa, esse tipo de alimento provoca elevação rápida dos níveis de açúcar na circulação sanguínea, o que pode representar um risco para os diabéticos. Porém, a boa notícia é que há possibilidades de substituição por carboidratos mais saudáveis.

Opções saudáveis para comer no lugar do arroz branco
Créditos: Depositphotos
Opções saudáveis para comer no lugar do arroz branco

Opções saudáveis para comer no lugar do arroz branco

O arroz branco, que é um produto refinado, tem sua casca removida durante o processo de industrialização. Isso resulta na perda de fibras, minerais e vitaminas, restando apenas o amido.

Esta característica torna o alimento rico em carboidratos, com cerca de 28,2 gramas de carboidratos a cada 100 gramas de arroz branco.

Alternativas mais saudáveis ao arroz branco

A pesquisa de Harvard discorreu sobre diversas alternativas mais saudáveis ao arroz branco. A seguir, apresentamos algumas delas:

Quinoa: Consumida em forma de grãos, é rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e ômega 3.
Arroz integral: Diferentemente do arroz branco, esse tipo de arroz não passa pelo processo de refino, possuindo maior quantidade de fibras e magnésio.

Cenouras: Um purê de cenoura pode ser uma alternativa menos calórica e rica em fibras, vitamina A, C e potássio.

Batata doce: Esse carboidrato de baixo índice glicêmico evita o pico de glicose no sangue, além de ser rico em vitamina A, carotenos, vitamina C e diversos minerais.

Algumas recomendações adicionais

Além de iniciar a substituição do arroz branco por alternativas mais saudáveis, a pesquisa também destaca a importância de aumentar o consumo de frutas e laticínios, bem como a ingestão de proteínas de alta qualidade na dieta.

Portanto, diante desse estudo é possível ainda ressaltar a importância de uma alimentação equilibrada e diversificada como chave para o gerenciamento eficaz do diabetes, sempre com orientação e acompanhamento de um profissional de saúde.