Comer ovo à noite emagrece? Veja opinião de especialistas
E se a solução para emagrecer e melhorar sua saúde estivesse em um alimento simples e acessível?
Quando pensamos em hábitos saudáveis, logo vêm à mente recomendações como exercícios diários, um sono reparador e uma alimentação equilibrada.
Mas e se a solução para emagrecer e melhorar sua saúde estivesse em um alimento simples e acessível? Será que comer ovo à noite pode fazer a diferença? Um novo estudo lança luz sobre essa questão.
Benefícios ao corpo e à mente
1. Estabiliza a glicose e reduz o estresse
O ovo não é apenas saboroso, mas também um verdadeiro regulador metabólico. Durante a noite, ele contribui para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, garantindo energia estável e evitando picos de glicose. Além disso, ajuda a equilibrar o hormônio do estresse, promovendo um descanso mais tranquilo.
- Por que, segundo Harvard, este é um dos melhores exercícios para a saúde
- 15 fatores de risco para desenvolvimento e demência precoce
- Sonolência durante o dia pode ser sinal precoce de demência, diz estudo
- Ciclotimia: os sinais e sintomas do transtorno que afeta o humor das pessoas
2. Um aliado dos treinos e da saúde muscular
Para quem pratica esportes ou frequenta a academia, o ovo é praticamente um superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, ele auxilia no ganho e na preservação da massa muscular, essencial para manter a força e impulsionar o anabolismo. É uma escolha inteligente para potencializar os resultados dos treinos.
3. Amigo do colesterol bom
Embora o ovo já tenha sido vilão em dietas antigas, pesquisas mais recentes mostram que ele pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e reduzir o LDL (colesterol ruim), contribuindo para um coração mais saudável.
4. Ossos fortes e resistentes
Graças à vitamina D, o ovo promove uma melhor absorção de cálcio, essencial para fortalecer os ossos e prevenir condições como a osteoporose.
5. Um reforço para o cérebro
Se a sua meta é ter uma mente afiada, os ovos são indispensáveis. Eles são ricos em colina, um nutriente vital para a saúde cerebral, favorecendo a cognição e o bom funcionamento do sistema nervoso.
6. Benefícios para o coração
Com consumo moderado e dentro de uma dieta equilibrada, o ovo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, demonstrando ser um parceiro estratégico da saúde cardíaca.
7. Praticidade e versatilidade na cozinha
Além de todos esses benefícios, o ovo é prático e extremamente versátil. Seja cozido, mexido, frito, em omeletes ou incorporado em saladas e receitas, ele se adapta a qualquer momento e paladar.
Afinal, comer ovo à noite emagrece?
Além de todos os benefícios já conhecidos, estudos recentes destacam que consumir ovos no período noturno pode trazer vantagens únicas. Sua combinação de nutrientes pode ajudar a regular o metabolismo, contribuir para o emagrecimento e promover um sono mais reparador.
Simples, nutritivo e cheio de benefícios, o ovo é um verdadeiro curinga para quem busca um estilo de vida saudável. E, ao incluí-lo nas refeições da noite, você pode descobrir um novo aliado para alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.