Comer pizza pode ajudar no tratamento desta doença, afirma estudo
Trabalho aponta que consumo de pizza está associado a menor risco de desenvolver doença
O prazer de comer uma pizza é, muitas vezes, associado a um exagero gastronômico. Contudo, uma recente pesquisa descobriu algo que pode fazer os amantes da delícia comemorar: comer pizza pode ser benéfico para pessoas com artrite reumatoide.
O estudo, publicado na revista Nutrients, é fruto de um meticuloso trabalho de cientistas italianos, que concluíram que o consumo regular de duas fatias de pizza pode trazer benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios para a saúde das articulações.
E a boa notícia não para por aí: os pesquisadores acreditam que as vantagens podem ser proporcionadas por dois ingredientes bem populares, o queijo muçarela e o azeite de oliva.
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
Pizza no combate à artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença que causa inflamações crônicas nas articulações de diversas partes do corpo, como os cotovelos e os joelhos.
Os sintomas incluem dor, inchaço e desconforto. A grande causadora desta enfermidade é uma falha no funcionamento do nosso sistema imunológico.
Então, após os cientistas avaliarem 205 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos, eles observaram que pessoas que comem até duas fatias de pizza por semana têm menor risco de apresentar sintomas da artrite reumatoide, quando comparadas às que consomem menos de uma fatia.
Os cientistas ressaltaram, por fim, que os benefícios estão diretamente ligados à receita tradicional italiana, que apresenta um equilíbrio nutricional de carboidratos, proteínas e gorduras. Isso significa que pizzas congeladas não trazem o mesmo resultado.