Como identificar as erupções cutâneas de mpox
É importante procurar atendimento médico se desenvolver uma erupção cutânea nova e inexplicável ou lesões em qualquer parte do corpo
À medida que os casos de mpox aumentam no mundo, é necessário saber identificar aos sinais e sintomas. O mais característico da doença é o aparecimento de erupções cutâneas em diferentes partes do corpo, incluindo a região genital.
Essas lesões geralmente começam a aparecer uma a duas semanas após a exposição ao vírus e desaparecem entre duas e quatro semanas.
Elas são muito contagiosa durante os primeiros 7 a 10 dias. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Como identificar sinais de hipocondria?
- Doença cardíaca pode ter sinal emitido na hora de dormir
- Chá de alecrim oferece muitos benefícios à saúde, como auxiliar a digestão e aliviar inchaços
As erupções podem surgir com, ou serem seguidas por outros sintomas, como febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, baixa energia e glândulas inchadas (linfonodos).
O que é mpox?
A mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com:
- pessoa infectada pelo vírus mpox
- materiais infectados com o vírus
- animais silvestres infectados
De acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da mpox (período de incubação) é de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Como reconhecer as erupções cutâneas da mpox?
A erupção cutânea se parece com bolhas ou feridas. De acordo com a OMS, essa erupção pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genital e/ou anal.
Elas também podem ser encontradas na boca, garganta, ânus, reto ou vagina, ou nos olhos.
O número de feridas pode variar de uma a milhares. Algumas pessoas desenvolvem inflamação dentro do reto (proctite) que pode causar dor intensa, bem como inflamação dos órgãos genitais que pode causar dificuldades para urinar.
Na maioria dos casos, os sintomas da mpox desaparecem por conta própria em algumas semanas com cuidados de suporte, como medicamentos para dor ou febre.
No entanto, em algumas pessoas, a doença pode ser grave ou levar a complicações e até mesmo à morte.
Como ocorre a transmissão de mpox?
-
Contato direto com lesões cutâneas
O vírus se espalha facilmente através do contato direto com as lesões da pele ou crostas de uma pessoa infectada. O contato pele a pele, como abraços, toques ou relações sexuais, pode facilitar a transmissão.
-
contato com fluidos corporais
O vírus também pode ser transmitido pelo contato com fluidos corporais, como sangue, saliva, secreções respiratórias e líquidos das lesões.
-
Gotículas respiratórias
A transmissão pode ocorrer por meio de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada, especialmente durante conversas próximas, tosse ou espirros. No entanto, essa forma de transmissão geralmente requer contato prolongado face a face.
-
Objetos contaminados
O vírus pode sobreviver em superfícies e objetos como roupas, lençóis, toalhas ou utensílios. O contato com esses itens contaminados pode resultar em infecção.
-
Animais infectados
Mpox é uma zoonose, o que significa que a transmissão pode ocorrer de animais para humanos. Isso geralmente ocorre através de mordidas, arranhões ou contato direto com o sangue, carne ou lesões de animais infectados, como roedores ou primatas.
-
Transmissão sexual
Recentemente, houve um aumento na transmissão do vírus através de contato sexual, especialmente entre homens que fazem sexo com homens. A presença de lesões em áreas genitais e anais facilita essa forma de disseminação.
-
Transmissão vertical
Embora rara, a transmissão da mãe para o feto pode ocorrer durante a gravidez, através da placenta, ou durante o parto, resultando em mpox congênita.