Endometriose: como identificar os sintomas?
A endometriose é uma das condições mais comuns em mulheres em idade reprodutiva, mas pouco compreendida
A endometriose é uma condição ginecológica que afeta até 10% das mulheres em idade reprodutiva. A condição ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora dele, muitas vezes na cavidade abdominal.
Embora a endometriose não seja fatal, pode causar dor e desconforto significativos e pode afetar a fertilidade em alguns casos.
A causa exata da endometriose é desconhecida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores, como desequilíbrio hormonal, genética e imunidade. Fatores de risco incluem histórico familiar de endometriose, ciclos menstruais encurtados, doenças do sistema imunológico, gravidez tardia, menarca precoce e menopausa tardia.
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Climatério: conheça os 6 sintomas mais comuns e como aliviá-los
Quais os sintomas da endometriose?
Os sintomas da endometriose variam de mulher para mulher, mas podem incluir:
- Dor pélvica crônica
- Cólicas menstruais intensas
- Dor durante as relações sexuais
- Sangramento entre os ciclos menstruais
- Inchaço abdominal e náuseas
- Fadiga
Além dos sintomas acima, a endometriose pode causar infertilidade. Isso acontece quando há acometimento das trompas, órgão que conduz o óvulo ao útero. Mas ter a doença não significa necessariamente que a mulher é infértil. A doença diminui a chance de gestação, mas não a inviabiliza.
Como é feito o diagnóstico da endometriose?
O diagnóstico da endometriose pode ser feito por meio de exame físico, exames laboratoriais, ultrassom transvaginal, ressonância magnética e laparoscopia.
O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz da endometriose, que pode incluir terapia hormonal e cirurgia.
Tratamento
Atualmente, não há cura conhecida para a endometriose, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas.
Medicamentos hormonais e contraceptivos, incluindo a pílula combinada, adesivo contraceptivo, sistema intra-uterino (SIU), implante contraceptivo e medicamentos chamados análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) podem ser prescritos.
Além disso, em alguns casos, o médico por optar pela cirurgia para remover parte ou todos os órgãos afetados pela endometriose.
Ações que melhorem a qualidade de vida, como exercícios, alimentação saudável e psicoterapia, também são favoráveis ao tratamento.