Como identificar TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) em crianças
Reconhecer os sinais de TOD cedo e buscar ajuda pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança
As birras e desobediências fazem parte do desenvolvimento das crianças e não são inicialmente patológicas. Mas quando o comportamento da criança é problemático pode indicar uma condição chamada TOD (Transtorno Opositivo Desafiador).
Esse distúrbio de comportamento afeta crianças e adolescentes, por vezes, pode perdurar na idade adulta. É caracterizado por comportamentos hostis e negativistas diante de figuras de autoridade, como pais e professores.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5), a principal característica do TOD é um padrão persistente de humor raivoso ou irritável, comportamento argumentativo ou desafiador, ou vingança em relação aos outros.
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Como identificar sinais de hipocondria?
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
- Por que está havendo um aumento expressivo de diagnósticos de autismo?
Para ser considerado TOD esse comportamento tem que ter uma duração de pelo menos seis meses e se desviar significativamente do comportamento adequado à idade.
Os sinais de Transtorno Opositivo Desafiador
- Desobediência persistente e recusa constante em obedecer regras e solicitações, especialmente de pais e professores.
- Tendência em argumentar, questionar e desafiar figuras de autoridade de maneira regular.
- Irritabilidade e explosões de raiva intensas.
- Tendência em culpar os outros pelos seus próprios erros.
- Atitudes vingativas.
É importante ressaltar que acessos de raiva ocasionais são absolutamente normais em crianças, mas no TOD essas explosões e raiva são mais frequentes.
Ao observar que esses sinais persistem, é importante que os pais procurem atendimento psicológico.
O que causa TOD?
As causas do comportamento de oposição não são totalmente compreendidas. Muitos fatores diferentes provavelmente desempenham um papel. Estes são:
- Conflitos e tensões familiares, problemas de comunicação entre adultos (se a interação entre eles for agressiva, isso pode refletir-se no comportamento das crianças)
- Experiências traumáticas
- Predisposição genética para temperamento mais difícil
- Fatores neurológicos
Como é o diagnóstico de TOD?
O diagnóstico do TOD é feito por um profissional de saúde mental, que avalia a intensidade e duração dos sintomas, além de considerar o impacto do comportamento na vida familiar e escolar.
Em geral, o tratamento inclui terapia comportamental para ajudar a criança a desenvolver habilidades de autocontrole e melhorar suas interações sociais.