Como identificar um princípio de infarto?
Saber reconhecer a ocorrência é fundamental, já que ela pode ser fatal se não tratada prontamente
Também chamado de ataque cardíaco, o infarto acontece quando os vasos sanguíneos, que fornecem sangue ao coração, ficam bloqueados e impedem a chegada de oxigênio suficiente ao órgão. Alguns sintomas são clássicos. Outros, no entanto, são singulares e pode fazer com que a pessoa não desconfie se tratar de um princípio de infarto.
Hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, estresse e sedentarismo são alguns dos fatores de risco de infarto ou AVC (popularmente conhecido como derrame).
Sinais e sintomas do princípio de infarto
A maioria das pessoas apresenta sintomas típicos, como dor torácica irradiada, peso ou desconforto, palpitações cardíacas, suores frios e falta de ar.
Outros – mulheres mais do que homens – também experimentarão alguns sintomas atípicos, que podem incluir fadiga, uma sensação geral de mal-estar, desconforto, dor nas costas ou abdominal e diminuição da resistência. Esses sintomas podem ser experimentados meses antes de ocorrer um ataque cardíaco real.
É importante não ignorar os sintomas e esperar até que eles se tornem graves. Se a doença cardíaca for detectada precocemente, há muitas mudanças de estilo de vida que podem reduzir o risco de problemas futuros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas.
Ter uma alimentação saudável, com muitas frutas e vegetais, fazer exercícios regulares (para a maioria das pessoas, cerca de 150 minutos por semana), manter um peso saudável, beber álcool com moderação (se for o caso) e não fumar são as principais ações preventivas.
Sintomas de ataque cardíaco em mulheres
Os sintomas de ataque cardíaco diferem de pessoa para pessoa. Algumas não apresentam sinais de alerta antes de sofrer um infarto.
Também é importante saber que as mulheres podem apresentar sintomas diferentes, como:
- falta de ar e mal-estar geral
- aperto ou desconforto nos braços
- dor no peito que parece mais ardor, latejante e aperto
- uma sensação de indigestão ou dor na parte superior da barriga
- dor ou pressão na parte superior das costas
O que causa infarto?
A causa mais comum de ataque cardíaco é a doença arterial coronariana. É aqui que depósitos de gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias coronárias que fornecem oxigênio ao coração.
Com o tempo, esse acúmulo endurece em placas de colesterol. A placa pode romper (explodir) e causar um coágulo de sangue que bloqueia a artéria.
Em alguns casos, os ataques cardíacos têm outra causa.
- O espasmo da artéria coronária (angina variante) é um estreitamento incomum dos vasos sanguíneos que pode interromper o fluxo sanguíneo para o coração.
- A dissecção espontânea da artéria coronária é uma ruptura repentina na parede da artéria coronária.
Certos fatores de estilo de vida são mostrados para aumentar suas chances de ter um ataque cardíaco. Esses incluem:
- fumar
- uma dieta pouco saudável rica em gordura saturada , sal e açúcar adicionado
- sedentarismo
- pressão arterial alta
- colesterol alto
- diabetes
- estar acima do peso ou obeso