Como ser mais segura de si: 5 dicas para dar um UP na autoestima
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela.
Já parou pra pensar que uma das coisas que mais nos impede de perseguirmos nossos sonhos é o medo do fracasso? Esse sentimento, na verdade, tem até outro nome e sobrenome: falta de autoconfiança. É uma coisa muito chata que todas nós enfrentamos em um certo ponto da vida. Porém, não deveria ser assim, né? Daí, a pergunta que não quer calar é a seguinte: como superar esse medo? Como ser mais segura de si e mandar as coisas que te limitam irem pastar?
Trabalhando na sua autoconfiança e autoestima!
Ok, ok. É fácil falar, né? Mas se você já tem autoestima baixa, COMO ter força e autoconfiança para mudar isso? Será que “confiança” é algo que podemos controlar? Bem, euzinha aqui acredito que sim. Afinal, nada disso é genético ou fisiológico. É claro que existem fatores determinantes como a depressão, por exemplo, mas quando decidimos tomar as rédeas de nossas vidas de uma vez por todas, tudo se torna possível.
Então, antes de partir para as dicas de fato, devo dizer o seguinte: se você acredita que os medos que te limitam são mais fortes que sua vontade de encará-los de frente, procure por ajuda profissional. Não há nenhuma vergonha nisso. Afinal, você está cuidando da própria saúde corporal e mental, e isso SEMPRE será mais importante que qualquer outra atitude a ser tomada.
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
- Apostas ao vivo: como funciona e melhores casas
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
Ok! Tendo colocado alguns pinguinhos nos ‘is’, vamos às dicas:
Como ser mais segura de si?
1. Pense positivo
Uma das táticas mais infalíveis para se tornar mais segura é substituir seus pensamentos negativos pelos positivos. Acredite: só de começar a enxergar as coisas boas ao invés das ruins já faz uma puta diferença. E funciona! Eu mesma sou prova disso. Quando fui diagnosticada com Depressão, minha psicóloga falava: TUDO na vida tem um ponto positivo. Tudo tudo tudo.
Um exemplo (forte, porém real): algumas coisas na vida precisam acontecer para que coisas boas venham. Um surto de dengue promove mais campanhas e conscientização coletiva, um terremoto instiga arquitetos a construírem estruturas mais resistentes a esse tipo de impacto, a morte de alguém pode aproximar uma família distante etc.
Então, não precisa ser uma Poliana da vida e se tornar ingênua com relação à vida, mas sim aprender que pensamentos positivos atraem coisas positivas. Então, ao invés de pensar que você é um lixo por estar desempregada, que tal lembrar de todas as suas qualidades e confiar nelas para conseguir um novo emprego? Ou então: se você se sente muito gorda e feia, que tal ver a beleza disso tudo? Seu corpo não se resume apenas à gordurinhas localizadas, sabe?
Vá por mim, funciona que é uma beleza!
2. Conheça a si mesma
Continue lendo aqui: Como ser mais segura de si – 5 dicas para dar um UP na autoestima
Veja também: