CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

10 ideias que estão acabando com a sua saúde mental

Por: Superela

Sabe quando você conversa consigo mesma? Tem aquela vozinha na sua mente que diz coisas sobre você, sobre os outros, sobre as situações como um todo… É isso que chamamos de ‘self talk’, quando você mantém diálogos na sua mente, e essas conversas podem ser positivas ou negativas. Se você perceber, nem sempre você fala bem de você mesma, e esses pensamentos são os grandes responsáveis por afetarem a sua saúde mental.

Isso porque eles ditam a sua percepção e a sua capacidade – social e profissional, por exemplo –, e são um baque na sua autoestima. Ou seja, esses pensamentos conseguem comprometer a sua saúde mental e levar a quadros de depressão e ansiedade crônicas, por exemplo.

A gente não quer dizer que todo mundo que pensa alguma coisa ruim uma vez ou outra desenvolve uma depressão. Porém, existe uma correlação entre esses pensamentos e essas doenças, afinal, essas são condições da mente e é claro que o que você pensa tem um efeito. Mas mais do que isso, a gente quer mostrar como esse hábito (porque não deixa de ser um hábito) afeta a sua saúde mental diariamente e você, muitas vezes, nem percebe que isso está acontecendo.

Por isso, separamos alguns pensamentos para você ficar de olho:

1.’A vida dessa pessoa é muito melhor que a minha’

Comparação é um veneno para a alma e toda vez que nos comparamos com outro alguém, fazemos um movimento duplo que mexe com a nossa autoestima: 1) nos colocamos para baixo porque acreditamos que alguém está ‘acima’ de nós e, 2), não olhamos para as dificuldades e esforços que essa outra pessoa teve para chegar onde chegou. Você não sabe o caminho que as pessoas fizeram e o que tiveram que enfrentar para chegar onde estão, e o mesmo vale para você: não diminua os seus esforços porque você acha que alguém está melhor do que você, isso não é verdade.

2.’Eu não faço nada certo’

Você já parou para pensar como isso limita as coisas que você faz? Achando que você não faz nada certo, com certeza pensa que não vale nem a pena tentar, afinal, o fracasso é certeza. O truque é fazer uma substituição saudável de ‘Eu não faço nada certo’ para ‘Isso não deu certo’. Você troca o sujeito de si mesma para a ação em si e não trava a sua capacidade só porque uma coisa não saiu como você esperava. É um exercício que exige dedicação e paciência, mas vale a pena. Você não merece acreditar que não pode ser bem-sucedida.

3.’Eu não serei feliz até fazer *insira o seu sonho aqui*’

Continue lendo aqui: 10 ideias que estão acabando com a sua saúde mental

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.