Complicações bucais que podem ser causadas por diabetes
Cuidar bem dos dentes e gengivas, incluindo limpezas regulares e tratamentos necessários, ajudará a prevenir esses problemas ou impedir que eles piorem
Pessoas com diabetes que têm níveis irregulares de glicose no sangue têm um risco maior de complicações bucais. Isso ocorre porque elas têm menor resistência à infecção e podem não se curar tão facilmente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, é por isso que assim que o diagnóstico da doença ocorre, é preciso fazer uma avaliação odontológica e periodontal como parte do tratamento inicial do diabetes.
As principais complicações bucais em pessoas com diabetes
Gengivite
É a inflamação das gengivas mais presente em crianças, adolescentes e adultos com diabetes. Condição reversível quando recebe tratamento certo.
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
Periodontite
Essa condição apresenta maior gravidade, prevalência e progressão mais acelerada em pessoas com diabetes fora da meta glicêmica.
Sem o tratamento correto, pode levar à perda dos dentes, a partir da destruição dos tecidos que os sustentam. No corpo, a periodontite contribui para a circulação de bactérias e inflamação disseminada.
Cárie
Com níveis de glicose no sangue aumentados, pessoas que vivem com diabetes podem ter mais glicose na saliva e boca muito seca. Essas condições permitem que a placa bacteriana se acumule nos dentes, o que pode levar à cárie dentária.
Perdas dentárias
Pessoas com diabetes estão em maior risco para perda de dentes, quando fora da meta glicêmica. Isso ocorre devido às várias complicações que podem ocorrer, como a doença periodontal, que causa inflamação dos tecidos que suportam os dentes.
Hipossalivação
A sensação de boca seca é causada pela diminuição do fluxo salivar (hipossalivação), que pode ser mais comum em pessoas com diabetes. Além de causar alterações no paladar e mau hálito, pode levar ao favorecimento de outras doenças bucais.
Halitose
Quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos, o corpo começa a quebrar gordura para obter energia, produzindo cetonas. O acúmulo de cetonas, que têm um cheiro forte e doce, pode causar um hálito desagradável.
Candidíase oral
Candidíase oral (sapinho) é uma infecção fúngica. É causada por um crescimento excessivo da levedura, Candida albicans, que vive na boca. Algumas condições causadas pelo diabetes, como alta glicose na saliva, menor resistência à infecção e boca seca (baixos níveis de saliva) podem ser propícias ao crescimento excessivo desses fungos, levando ao sapinho oral.
A candidíase oral causa manchas brancas ou vermelhas desconfortáveis, às vezes ulceradas, na pele da boca. Uma boa higiene bucal e níveis de glicose no sangue na faixa desejada podem ajudar a tratar a candidíase oral.
Cuidados que você deve ter com seus dentes e gengivas
- Siga os conselhos do seu médico sobre dieta e medicação para manter seus níveis de glicose no sangue o mais próximo possível dos níveis-alvo.
- Escove os dentes e as gengivas duas vezes ao dia com creme dental que contenha flúor.
- Use fio dental ou limpadores interdentais uma vez ao dia para limpar entre os dentes.
- Visite seu dentista a cada 6 a 12 meses para que ele possa verificar sua boca, dentes e gengivas para quaisquer sinais de condições orais, limpar seus dentes profissionalmente e dar conselhos sobre como cuidar de seus dentes e gengivas em casa.
- Evite ficar com a boca seca – beba bastante água e mastigue chicletes sem açúcar para estimular o fluxo de saliva.
- Evite o cigarro.