Compostos da cannabis podem prevenir casos de covid-19
Pesquisa de duas universidades americanas conclui que dois ácidos canabinoides bloqueiam a entrada do coronavírus nas células
Um estudo feito em conjunto por duas universidades do Oregon, nos EUA, descobriu que compostos da cannabis podem ajudar a prevenir a covid-19 bloqueando a entrada do coronavírus nas células.
Os pesquisadores dizem que os dois compostos não são psicoativos como o tetrahidrocanabinol (THC) e têm um bom perfil de segurança para serem usados em humanos. O estudo foi publicado nesta quarta-feira, 12, no periódico científico Journal of Natural Products.
Os testes com os dois ácidos canabinoides – o canabigerólico (CBGA) e o canabidiólico (CBDA) – mostraram que as substâncias se ligaram à proteína Spike do coronavírus e bloquearam a entrada do vírus nas células humanas, impedindo a infecção.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
Os cientistas da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, responsáveis pelo estudo, apontam que a descoberta pode ser usada para o desenvolvimento de medicamentos destinados ao tratamento e prevenção da covid-19.
“Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, esses canabinoides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por Sars-CoV-2”, escreveram os cientistas no artigo com os achados da pesquisa.