Alopecia: a condição de saúde que motivou tapa de Will Smith no Oscar
Ator reagiu após Chris Rock fazer brincadeira de mau gosto com sua esposa, Jada Smith
A premiação do Oscar 2022 foi marcada por um tapa do ator Will Smith no comediante Chris Rock. A reação violenta foi motivada pela piada que Rock fez sobre a mulher de Smith, Jada Pinkett, que sofre de alopecia.
O humorista comparou Jada ao personagem de Demi Morre em “Até o Limite da Honra”, que precisa raspar a cabeça para entrar na Marinha dos Estados.
“Jada, te adoro. Mal posso esperar por te ver no G. I. Jane 2”, disse Chris Rock.
A piada de Chris Rock foi uma agressão forte à Jada e Will Smith, que estavam sentados acompanhando a premiação. Jada revirou os olhos demonstrando desaprovação, enquanto Smith não conseguiu segurar o incômodo.
Foi então que o ator subiu ao palco e deu um tapa no rosto do humorista. “Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”, disse Smith ao gritos.
Doença não é piada
Jada já falou abertamente sobre alopecia, uma doença autoimune que leva à perda de cabelo. Algumas pessoas perdem os fios apenas em alguns pontos. Outras perdem mais. Às vezes, o cabelo volta a crescer, mas cai novamente mais tarde.
A condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e sexo, embora a maioria dos casos ocorra antes dos 30 anos.
Atualmente, não há cura para a alopecia areata, embora existam algumas formas de tratamento que podem ser sugeridas pelos médicos para ajudar o cabelo a crescer novamente mais rapidamente.
A forma mais comum de tratamento da alopecia areata é o uso de corticosteroides, poderosos anti-inflamatórios que podem suprimir o sistema imunológico.
Acontece que doença não deveria nunca ser motivo de piada com o outro. Além de afetar a própria Jada, a brincadeira de mau gosto pode ter ofendido tantas outras pessoas que vivem com a mesma condição que ela.
Jada sofre da doença desde 2018. Recentemente, ela postou uma foto em seu Instagram dizendo que estava aceitando o distúrbio e que “eu e essa alopecia seremos amigos … ponto final!”