Condição que pode aparecer na mão aumenta risco de morte precoce

Em alguns casos, este sintoma pode estar associado a condições médicas graves que podem aumentar o risco de morte prematura

Neuropatia, que pode provocar sintomas nas mãos, está ligada à morte precoce
Créditos: Lucky7trader/istock
Neuropatia, que pode provocar sintomas nas mãos, está ligada à morte precoce

Uma condição dolorosa que pode provocar sintomas nas mãos e em outras extremidades está associada um risco maior de morte precoce.

A neuropatia, que ocorre nos pés e nas mãos, pode eventualmente levar a quedas, infecções e até amputação, explicou a equipe da Universidade de Michigan.

O que é neuropatia?

A neuropatia refere-se a uma condição que afeta os nervos periféricos do corpo, resultando em sintomas variados.

Esses nervos são responsáveis pela transmissão de sinais entre o cérebro e a medula espinhal e o restante do corpo, controlando funções como movimento muscular, sensibilidade tátil e percepção da dor.

Quando os nervos periféricos sofrem danos, seja por lesões, doenças ou outros fatores, pode ocorrer neuropatia.

De acordo com a Academia Americana de Neurologia, mais de um terço das pessoas com neuropatia experimentam dores agudas, formigantes ou semelhantes a choque, o que aumenta as taxas de depressão e diminui a qualidade da vida.

E segundo os pesquisadores, pessoas com neuropatia também têm um risco aumentado de morte precoce.

A neuropatia diabética, por exemplo, está ligada ao diabetes, uma doença que pode levar a complicações sérias como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e outras condições que aumentam a mortalidade.

Por isso, é necessário identificar e tratar pessoas com ou em risco de neuropatia o mais cedo possível. 

Detalhes do estudo

O estudo, publicado na revista Neurology, envolveu 169 pessoas com idade média de 58 anos de uma clínica ambulatorial de medicina.

Um total de 73% das pessoas tinham neuropatia, mas destas, 75% não tinham sido previamente diagnosticadas com a doença.

Quase 60% das pessoas com neuropatia sentiam dor.

Metade das pessoas tinha diabetes, o que pode causar neuropatia. E 67 por cento tinham síndrome metabólica.

Todos esses são fatores de risco que também estão associados à neuropatia. A equipe acredita que isso justifica uma maior compreensão da condição.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de pessoas com neuropatia neste estudo, particularmente não diagnosticada, foi extraordinariamente elevada.

Isso, destacam eles, mostra a necessidade urgente de intervenções que melhorem o diagnóstico e o tratamento desta condição.

Os principais sintomas da neuropatia  

  • Dormência e formigamento nos pés ou nas mãos
  • Dor em queimação, pontada ou pontada nas áreas afetadas
  • Perda de equilíbrio e coordenação
  • Fraqueza muscular, especialmente nos pés

Os sintomas da neuropatia podem variar amplamente, dependendo dos nervos afetados e da gravidade do dano. Geralmente são constantes, mas podem ir e vir.

Quais as causas da neuropatia?

A neuropatia pode ter origem em uma variedade de causas complexas, incluindo desde condições médicas crônicas até eventos traumáticos específicos.

O diabetes surge como uma das principais causas, onde os altos níveis de glicose no sangue ao longo do tempo podem gradualmente danificar os nervos periféricos, resultando na neuropatia diabética.

Além disso, as infecções também emergem como uma causa significativa, com vírus e bactérias, tais como HIV, herpes zoster e hepatite C, desencadeando neuropatias por meio da inflamação dos nervos.

Adicionalmente, a exposição a substâncias tóxicas, incluindo produtos químicos industriais e medicamentos específicos, pode causar danos diretos aos nervos.

Traumas físicos, como fraturas ósseas e lesões nervosas diretas, representam outra fonte comum de neuropatia.

Além disso, certas doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus, podem desencadear uma resposta do sistema imunológico que ataca os nervos, levando ao desenvolvimento da neuropatia.