Conheça 8 produtos ditos ‘saudáveis’ que trazem riscos

16/11/2016 14:52 / Atualizado em 17/11/2016 18:17

Não confie em tudo o que você lê nos rótulos dos alimentos. Algumas marcas apresentam pegadinhas nas gôndulas dos supermercados com o objetivo único de enganar o consumidor. Por isso, se não tomar cuidado, é possível que você compre um produto dito “saudável” para sua família sendo que, na verdade, ele é cheio de sódio, conservante e açúcar.

Nutricionistas foram ouvidos pelo site Minha Vida e revelaram que produtos intitulados saudáveis ou light podem facilmente estragar sua dieta e sua saúde.

Fique atento com os sucos de caixinha
Fique atento com os sucos de caixinha - Getty Images/iStockphoto

Não se engane! Confira quais são os produtos que precisam de sua atenção na hora da compra:

Suco de caixinha
Desconfie dos rótulos com as frases “feito com polpa natural da fruta” e “sem adição de açúcar”. A maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. “Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo”, justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES).

Lanche natural
Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. “Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração”, lembra a nutricionista Nathália Guedes.

Cereal matinal sem açúcar
O sódio é usado para aumentar a data de validade do produto. “É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço”, aconselha Graça Albuquerque.

Peito de peru
É consenso entre nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. “É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio”, recomenda a nutricionista Nathália. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas.

Leia a reportagem na íntegra clicando aqui.