Conheça as causas e tratamento para manchas brancas na unha
Produtos à base de pró-vitamina B5 são boas opções de tratamento para as manchas na unha
Sabe aquelas manchas brancas na unha ? Elas são chamadas de leuconíquia e se caracterizam por uma descoloração ocorrida geralmente nas unhas dos pés.
Inúmeros fatores podem contribuir para o seu surgimento e, muitas vezes, a condição está associada à falta de zinco ou ferro e até mesmo a produtos químicos agressivos.
Além disso, outros fatores externos como atritos e choques podem causar as manchinhas, bem como o uso contínuo de esmaltes. Normalmente, nesses casos, as manchas tendem a desaparecer sozinhas.
- Conheça os sinais e tratamentos mais eficazes para o câncer de pâncreas
- Cientistas acreditam ter encontrado a causa da psoríase
- Setembro amarelo: Tecnologia inova tratamento para a saúde mental
- Tem olheiras de urso panda? Siga estes passos para aliviar as marcas escuras abaixo dos olhos
Apesar disso, a dermatologista Natalia Cymrot, pondera que, eventualmente, a leuconiquia pode ser sinal de doenças sistêmicas, que precisam ser pesquisadas pelo médico.
“Caso o problema persista, porém, ou a mancha aumente, é aconselhável que se procure um dermatologista que vai requisitar exames e, assim, fechar um diagnóstico e programar um tratamento”, alerta.
Tratamento
De acordo com a especialista, produtos à base de -pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças, podem ser boas alternativas de tratamento.
Outras opções como Biotina, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco também são opções que contribuem para a saúde das unhas.
No entanto, para saber o tratamento mais indicado para cada caso, recomenda-se sempre a opinião de um especialista (no caso, um dermatologista) que irá investigar a causa do problema.
Leuconíquia: tipos e características
Segundo a literatura médica, existem três tipos de leuconíquia: leuconíquia verdadeira, leuconíquia aparente e pseudo-leuconíquia.
Na leuconíquia verdadeira, a mancha branca é resultado de uma patologia que pode ser encontrada na matriz das unhas.
Enquanto na leuconíquia aparente, a patologia está dentro dos tecidos moles subungueais. Já a pseudo-leuconíquia vem de uma origem externa causada, por exemplo, por infecção por fungos e desidratação excessiva das unhas.
Com informações do site Minha Vida.