Conheça as principais maneiras de prevenir trombose
Se você corre um alto risco de trombose venosa profunda, converse com seu médico sobre as melhores medidas para seu caso
A trombose é uma condição séria que pode levar a complicações graves, incluindo embolia pulmonar e até mesmo morte. Felizmente, existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir essa condição.
A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando um coágulo sanguíneo (trombo) se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, o que pode causar dor, inchaço e vermelhidão.
O quadro pode se agravar porque os coágulos sanguíneos nas veias podem se soltar e viajar pela corrente sanguínea e ficar presos nos pulmões, no coração ou no cérebro.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda. Veja abaixo:
Como prevenir trombose?
Mexa-se durante voos longos
Voos longos podem causar má circulação. Por isso, é importante manter-se ativo mesmo durante a viagem. Um bom jeito de fazer isso é levantar-se para uma breve caminhada a cada hora, mudar a posição sentada com frequência e evitar cruzar as pernas para manter o sangue fluindo bem.
Use meias de compressão
Meias de compressão são uma ferramenta especial para ajudar a prevenir coágulos, pois elas aumentam a pressão nas pernas e nos pés para melhorar a circulação. Elas são especialmente recomendadas para pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé.
Esses itens São vendidos em diferentes tamanhos e níveis de compressão, portanto, é importante verificar se ela estará ajustada corretamente. Pergunte ao seu médico sobre essa opção.
Coloque exercícios físicos na rotina
A atividade regular é uma das melhores maneiras de prevenir a trombose. O exercício ajuda na manutenção de um peso saudável, aumenta a circulação, melhora a função pulmonar e fortalece os músculos, o que ajuda a diminuir o risco.
Não fique muito tempo na mesa do trabalho
Se você estiver sentado o dia todo em uma mesa, defina lembretes ou até mesmo alarmes para se levantar e se movimentar. Dê uma rápida caminhada em torno de sua área de trabalho, ou fora, se possível. Se caminhar não for uma opção, agende pausas para ficar em pé e alongar os braços, pernas e pés para ajudar a manter o sangue fluindo.
Pare de fumar
O cigarro pode causar inflamação dos vasos, especialmente os mais finos, e levar à formação de trombos. Por essa razão, não fumar é uma das orientações do Ministério da Saúde para prevenir a trombose.
Aumente a hidratação
Beber água regularmente ajuda a manter o sangue fluido, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos. Mas não vale substituir a água por refrigerante, café, álcool ou suco. Na dúvida, converse com seu médico sobre a quantidade de água que você deve beber por dia.