Conheça cinco exercícios que além de manter a forma também ajudam a relaxar
É comum vermos pessoas que se exercitam apenas por obrigação fazendo com que o hábito de praticar atividades físicas se torne um sacrifício difícil de ser cumprido. Nesses casos, o ideal é procurar algum tipo de atividade que ajude a manter a forma, mas também proporcione uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Para ficar a par de todos os benefícios dos exercícios “dois por um”, o site Minha Vida entrevistou profissionais de academias renomadas para falarem sobre pilates, yoga, alongamento, capoeira e tai chi chuan.
A seguir, eles detalham como as modalidades que ensinam, combatem o acúmulo de tensões do dia-a-dia.
- Consciência corporal: 5 curiosidades sobre o pilates
- Conheça 4 exercícios para diminuir a tensão na mandíbula
- É por isso que exercícios ajudam no controle de açúcar no sangue
- Quanto tempo de exercícios físicos para ajudar na depressão?
Pilates
O aluno que frequenta as aulas de pilates desenvolve a consciência corporal, melhorando a postura. Com isso, passa a realizar as atividades cotidianas com mais disposição e agilidade, conforme explica o professor Marcelo Jaime Vieira. Mais vantagens apontadas pelo profissional são o enrijecimento dos músculos, o aumento da flexibilidade e a melhora de dores na coluna. O resultado é um equilíbrio físico e mental.
Mas Marcelo ressalta que as aulas de pilates são intensas, com duração de 45 ou 60 minutos. “Eu não diria que os exercícios são relaxantes, mas sim que eles aliviam as tensões da musculatura, a partir do alinhamento corporal”, explica. Para notar os benefícios, o professor aconselha a frequentar as aulas de duas a três vezes por semana.
Yoga
A yoga amplia o autoconhecimento do corpo e da mente. Na prática, o aluno aprende a acalmar as perturbações da mente por meio de posturas psico físicas (os chamados ásanas) e a controlar a respiração com exercícios de concentração e meditação, esclarece a professora Mariana Michelin.
Aulas com duração de uma hora garantem uma melhora na consciência corporal, ganho de força da musculatura postural e aumento da flexibilidade. “O relaxamento vem no final da aula, quando conseguimos encontrar um equilíbrio entre a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, fazendo apenas o esforço mínimo para mantermos a postura ereta”, conta Mariana.
Segundo a professora, os benefícios são notados quando a yoga é praticada, pelo menos, duas vezes por semana.
Alongamento
Consciência corporal e superação de limites são o foco das aulas de alongamento. A coordenadora de fitness Ana Paula Alves relata a rotina de duas aulas que oferecem séries de alongamento.
“No início da aula de alongamento, os alunos fazem um leve alongamento acompanhado de uma música suave. No decorrer da aula, o grau de dificuldade das séries vai aumentando e, por fim, a aula é finalizada com massagem e relaxamento”, diz Ana Paula.
Sobre a outra modalidade, ela conta que movimentos de soltura entram em cena no começo da aula. As movimentações são baseadas em técnicas como Tai Chi Chuan, ioga e pilates, com participação de materiais como bola e disco. Os exercícios são progressivos e encerrados com relaxamento.
Conheça mais detalhes sobre os benefícios da capoeira e do tai chi chuan no site Minha Vida.