Conheça o vírus que provoca diarreia fatal e que está se espalhando
Esse vírus é um dos protozoários intestinais mais comuns que parasita hospedeiros humanos e animais
A Grã-Bretanha enfrenta um aumento sem precedentes de casos de diarreia fatal. Mais de 2.000 infecções pelo vírus Cryptosporidium foram relatadas nos últimos meses.
O protozoário desencadeia crises crônicas de diarreia que pode durar por até três semanas e, às vezes, provocar a morte de pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
De acordo com um balanço, houve 367 casos da infecção durante a semana que terminou em 2 de outubro. Isso é mais do triplo dos 106 previstos para esta época do ano.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
“Dada a escala e a distribuição geográfica do [caso], uma única exposição local é uma causa improvável”, relataram cientistas num artigo recente na revista Eurosurveillance.
Cryptosporidium
Cryptosporidium é um dos protozoários intestinais mais comuns que parasita hospedeiros humanos e animais.
É um agente causador de diarreia e um contaminante da água, veículo excelente de transmissão.
Cryptosporidium emergiu nos anos 1980, particularmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, como um problema nas águas e, desde então, vários países têm descrito surtos de criptosporidiose.
Como ocorre transmissão?
Cryptosporidium é um parasita que pode ser transmitido de várias maneiras, principalmente por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados.
O contato direto com fezes de pessoas ou animais infectados, especialmente durante a troca de fraldas ou o manuseio de resíduos fecais, também pode resultar em transmissão do parasita se as mãos não forem adequadamente higienizadas.
Os oocistos contêm quatro esporozoítos que são libertados no intestino delgado e aderem ao epitélio dando início à infecção. A dose infecciosa é baixa; cerca de dez oocistos são suficientes para causar infecção.
Quais os principais sintomas de infecção por Cryptosporidium?
Os sintomas da infecção por Cryptosporidium, conhecida como criptosporidiose, podem variar de leves a graves, dependendo da saúde geral do indivíduo e da resposta imunológica. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Diarreia aquosa: a diarreia é o sintoma mais característico da infecção por Cryptosporidium. Pode ser aquosa, frequente e persistente, e geralmente dura de 1 a 2 semanas.
- Dor abdominal, cólicas e inchaço abdominal podem acompanhar a diarreia.
- Náuseas e vômitos, principalmente se a infecção for mais grave.
- Febre em casos mais graves
- Perda de peso devido à diarreia persistente e à diminuição da absorção de nutrientes.