Conheças os principais sintomas e causas da gastrite

As complicações da gastrite incluem sangramento no estômago, úlceras e até câncer

A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago que pode ser causada por diversos fatores, como infecção pela bactéria H. pylori.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa bactéria atinge 50% das pessoas no mundo. No Brasil, o número é ainda maior, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), estima que ela está presente em cerca de 70% da população.

A condição pode ocorrer repentinamente (gastrite aguda) ou aparecer lentamente ao longo do tempo (gastrite crônica). Em alguns casos, a gastrite pode levar a úlceras, sangramento no estômago e aumento do risco de câncer de estômago.

Gastrite é uma inflamação do estomago que pode provocar diferentes sintomas
Créditos: Gilnature/istock
Gastrite é uma inflamação do estomago que pode provocar diferentes sintomas

Quais as causas da gastrite?

  • infecção pela bactéria H. pylori
  • uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios
  • consumo excessivo de álcool
  • doenças autoimunes
  • refluxo biliar

Infecção pela bactéria H. pylori: a bactéria H. pylori é uma das principais causas de gastrite e está presente em cerca de metade da população mundial. Ela pode ser transmitida por meio do contato com saliva, vômito ou fezes de uma pessoa infectada. Os sintomas da infecção podem incluir dor abdominal, náusea, vômito e perda de apetite.

Uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios: o uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios pode causar gastrite, uma vez que eles podem irritar o revestimento interno do estômago e levar à inflamação. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea, vômito e indigestão.

Consumo excessivo de álcool: o consumo excessivo de álcool também pode causar inflamação no revestimento interno do estômago e levar à gastrite. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea, vômito e perda de apetite.

Doenças autoimunes:  agumas doenças autoimunes, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, podem levar à gastrite, uma vez que elas podem afetar o revestimento interno do estômago. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea, vômito e perda de apetite.

Refluxo biliar: o refluxo biliar ocorre quando o ácido biliar do intestino delgado retorna ao estômago, causando inflamação no revestimento interno do estômago e levando à gastrite. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea, vômito e perda de apetite.

Quais os sintomas da gastrite?

Os sintomas da gastrite podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:

  • dor na boca do estômago
  • queimação e azia
  • náusea
  • vômito
  • indigestão
  • perda de apetite

Os sintomas, no entanto, podem ser confundidos com de outras doenças do aparelho digestivo, como refluxo ou mesmo pedras na vesícula biliar, pois a região compartilha dos mesmos nervos que causam sintomas de maneira semelhante.

Prevenção e tratamento

De acordo com o gastroenterologista Renan Marangoni, do centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, a susceptibilidade à gastrite geralmente é associada aos hábitos alimentares e de vida.

“Pode-se evitar a doença adotando-se hábitos saudáveis, consumindo vegetais, alimentos crus adequadamente higienizados e ter muita atenção a água consumida, para que não seja contaminada. Deve-se também evitar o consumo excessivo de cafeína, bebidas gaseificadas, refrigerantes, industrializados de maneira geral e condimentos”, diz.

Ele acrescenta que a gastrite é uma doença que pode voltar e o tratamento varia de acordo com a causa.

“Por exemplo, na gastrite por H. Pylori há tratamento com antibióticos, ou nas relacionadas a medicamentos devem se suspender o uso dos remédios que causaram a doença e indicar outros para tratar o estômago”, detalha.