Consumir alimentos antes de dormir faz mal à saúde?
Dúvidas pairam sobre a cabeça de muita gente: comer à noite causa algum prejuízo à saúde? Há quem acredite que vá engordar, outros que vão ter algum revertério.
As inquietações em torno do assunto são válidas. Afinal, pesquisas mostram que comer antes de dormir pode ocasionar transtornos, de impacto na pressão arterial a problemas de digestão. Especialistas sugerem jantar ao menos duas horas antes de dormir.
Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia, analisou a relação entre as horas nas quais as pessoas mais ingerem alimentos e quais são os efeitos no organismo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Durante à noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. No entanto, o levantamento descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea. Ao contrário dos que haviam jantado mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.
Segundo especialista, um problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo. Outro deles é a possibilidade de ganho de peso ou mesmo obesidade.