Consumo diário de fruta reduz colesterol em semanas

Comer apenas um punhado de uma fruta específica é capaz de fazer efeito em semanas.

Cerca de 40% da população tem colesterol alto e esta é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, a primeira causa de mortes no Brasil – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Cerca de 40% da população tem colesterol alto e esta é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, a primeira causa de mortes no Brasil – iStock/Getty Images

Existem alguns mecanismos diferentes que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol. E comer apenas um punhado de uma fruta específica é capaz de fazer efeito em semanas.

Quando se trata de colesterol, a primeira parte importante de seu perfil nutricional se resume às gorduras. Aí que entram as nozes. Essas frutas secas são embaladas com gorduras insaturadas e têm baixo teor de gorduras saturadas – uma mistura que pode ajudar a manter o colesterol sob controle.

Uma revisão de estudos de Harvard publicada American Journal of Clinical Nutrition confirmou que consumir um punhado de nozes (cerca de 25 g) por dia pode reduzir o nível de colesterol e triglicérides no sangue. Isso consequentemente contribui para evitar problemas cardiovasculares.

Os pesquisadores revisaram 26 estudos randomizados, que reuniram 1.059 participantes com idade entre 22 e 75 anos. Eles apresentavam colesterol alto, diabetes tipo 2, síndrome metabólica ou obesidade.

Então, os cientistas avaliaram os benefícios de uma alimentação rica em nozes e a compararam com dietas com baixo teor de gordura.

A equipe observou que cardápio enriquecido com oleaginosas reduziu em 3,2 % o nível de colesterol total, em 3,7% o LDL (chamado de colesterol ruim) e em 5,5% o triglicérides.

Fruta que combate o colesterol

Um ingrediente potente escondido nas nozes é a fibra, que pode ajudar a impedir que parte do colesterol seja absorvido pela corrente sanguínea.

Além disso, as nozes contêm quantidades significativas de ômega-3 essencial à base de plantas, conhecido como ácido alfa-linolênico, ou ALA. Cerca de 30 gramas de nozes contêm cerca de 2,7 gramas de ALAs.

Pesquisas revisadas pela European Food Safety and Authority (EFSA) mostraram que o ALA contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.