Estes são os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

Adicionar pequenas porções desses alimentos fazem a diferença na saúde do coração

Uma dieta saudável pode desempenhar um papel importante na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL) , ajudando a melhorar a saúde cardiovascular. Consumir certos alimentos com gorduras saturadas e trans em excesso pode elevar os níveis de colesterol LDL.

Já optar por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em azeite de oliva, abacate, nozes, pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Conheça alguns dos alimento que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue
Créditos: jamesbenet/Nungning20/istock
Conheça alguns dos alimento que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue

Veja abaixo alguns alimentos que são conhecidos por ajudar a reduzir os níveis de colesterol:

Aveia

A aveia é rica nas fibras solúveis beta-glucanas, que age se agarrando ao colesterol e aos ácidos biliares durante a digestão, o que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Ela pode ser consumida como mingau, em cereais matinais ou em smoothies.

Cevada

A cevada pode ser benéfica para reduzir o colesterol LDL também devido à sua riqueza em fibras solúveis, especialmente beta-glucanas. A cevada pode ser consumida de várias formas, como em grãos inteiros cozidos, em sopas, saladas, cereais matinais e até em produtos de panificação.

Soja

Produtos à base de soja, como o leite ou tofu, por exemplo, têm o potencial de reduzir os níveis de colesterol em até 70%, de acordo com um estudo da Heart UK recém-pubicado. Os pesquisadores consideraram a soja como o alimento “perfeito” para uma dieta “saudável para o coração”, pois é repleto de proteínas, vitaminas e minerais.

Segundo os pesquisadores, comer 25 gramas de proteína de soja, em média, por dia reduziu os níveis de LDL em cerca de três a quatro por cento em um período de seis semanas.

Nozes e sementes

Nozes, amêndoas, pistaches, sementes de chia e linhaça são fontes de gorduras saudáveis e fibras que podem ter um efeito positivo nos níveis de colesterol.