Consumo regular de alho diminui risco de câncer, diz estudo

Além de bloquear os radicais livres, composto impede a propagação de bactérias nocivas no corpo humano

20/01/2024 08:02

O estudo revelou que o consumo de alho diminui consideravelmente o risco câncer de intestino – iStock/Getty Images
O estudo revelou que o consumo de alho diminui consideravelmente o risco câncer de intestino – iStock/Getty Images

Ingrediente protagonista da culinária mundial, o alho, responsável por dar sabor à comida, revelou ser um importante aliado na prevenção do câncer do intestino. É o que revela o inovador estudo publicado pelo European Journal Of Medication.

Conhecido pelas propriedades medicinais e combate a doenças, especialmente resfriados, o alho demonstrou ser um alimento super poderoso. E o que justifica essa descoberta, segundo os especialistas, é um composto chamado alicina que, além de bloquear os radicais livres, impede a propagação de bactérias nocivas no corpo humano.

Poder do alho contra o câncer

Para entender os benefícios do alimento, os pesquisadores observaram atentamente 300 pacientes em dois hospitais de Milão, na Itália, que participaram de uma colonoscopia e de um programa de rastreamento de câncer de intestino. O estudo revelou que aqueles que tinham uma ingestão média a alta de alho em sua dieta diária tinham um risco consideravelmente menor de desenvolver câncer de intestino.

Além disso, descobriu-se que a redução do risco era mais notável em pessoas com menos de 70 anos e aquelas com menor nível de escolaridade. Estes resultados são promissores, sugerindo que algo tão simples como adicionar alho à sua dieta regular pode ter um impacto significativo na saúde intestinal.

Quando e como usar o alho

Incorporar alho em sua dieta é fácil e delicioso. Pode ser usado como tempero em praticamente qualquer prato, desde sopas e saladas até pratos principais. Além disso, você também pode aproveitar os benefícios do alho cru, triturando-o e adicionando-o a molhos e pastas.

Sinais de alerta do câncer de intestino

Em estágio inicial, o câncer de intestino raramente apresenta sintomas óbvios. É por isso que exames preventivos e rastreamentos regulares são essenciais para a detecção precoce. Em estágios avançados, alguns sinais comuns incluem dor de estômago frequente, alterações nos hábitos intestinais, presença de sangue nas fezes, fraqueza e níveis baixos de ferro, frequentemente manifestados como anemia.