Aprenda a fazer tempero caseiro anti-inflamatório e antifúngico

A mistura dura até cinco dias armazenada em um pote de vidro na geladeira

Por: Redação

Sabe aquele tipo de tempero caseiro versátil que vai bem em omeletes, arroz, salada ou qualquer outro alimento? Melhor ainda se ele ainda tiver propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobiana e ser antioxidante. Pois com a escolha certo dos ingredientes dá para ter tudo isso em um potinho.

A nutricionista Jamile Tahim, especialista em nutrição clínica, ensinou em seu perfil no Instagram uma receita poderosa que pode ser armazenada na geladeira por 5 dias ou até 30 dias no congelador.

tempero no pote de vidro
Crédito: Reprodução/InstagramTempero power combate a inflamação e é antioxidante

Tempero caseiro power

Ingredientes:

  • 2 cebolas brancas;
  • 8 dentes de alho;
  • 2 colheres (sopa) de cúrcuma
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pimentão verde ou vermelho
  • 1 punhado de cheiro verde
  • Sumo de 2 limões;
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Como fazer

Jogue tudo no liquidificador ou no processador e bata até formar a consistência de pasta. “Sempre vou alternando com o que tenho em casa, lembrando da importância de usar orgânicos e higienizar antes da receita”, orienta a nutricionista.

Benefícios de cada ingrediente:

Cúrcuma: é um rizoma (caule subterrâneo) parecido com o gengibre, mas de cor bem alaranjada. É fácil encontrá-la desidratada e em pó. Ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Na medicina indiana Ayurveda, ela é usada no combate a diversos males, como problemas nas vias aéreas, infecções bacterianas e alterações no fígado.

Cebola: tem excelente poder antibacteriano, além de ter propriedades expectorante e ser rica em minerais como cálcio, magnésio e potássio.

Alho: possui efeito antibacteriano, antiviral e fungicida, além de ser um antioxidante poderoso.

Pimenta-do-reino: a especiaria possuir propriedades antibacterianas e, por ter piperina, melhora a absorção de nutrientes como o selênio, a vitamina A, vitamina C e o betacaroteno.

Pimentão verde e vermelho: o vegetal também tem propriedade antioxidante e contém vitaminas A e C.

Cheiro verde: a mistura de salsa e cebolinha possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em vitamina A, cálcio, vitaminas C, E e do complexo B.

View this post on Instagram

✨ Sempre tem gente nova por aqui, então vez ou outra gosto de trazer receitas que já contei pra vocês antes, mas que fazem parte da minha rotina! – 🍴Este é meu power tempero caseiro, power porque além do poder de deixar toda comida mais gostosa, ele tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngica e antimicrobiana. E é tão simples fazer! – Joga tudo no liquidificador ou processador e bate até formar a consistência de pasta: Os ingredientes são: – 02 cebolas brancas; – 08 dentes de alho; – 02 colheres (sopa) de cúrcuma – 01 pitada de pimenta do reino – 01 pimentão verde ou vermelho – 01 punhado de cheiro verde – sumo de 02 limões; – 02 colheres (sopa) de azeite Sempre vou alternando com o que tenho em casa, lembrando da importância de usar orgânicos e higienizar antes da receita! ❤️ Depois armazeno em potinho de vidro e mantenho na geladeira! – Uso para ovos, omeletes, arroz, tudoo fica incrível! Experimenta e conta pra mim! – #receitas #dicadanutri #saude #alimentacaosaudavel

A post shared by Jamile Tahim | CRN 20646 (@nutritahim) on

Compartilhe:

1
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
2
03:15
4 receitas fáceis de drinks com vinho espumante
Torne seu dia a dia mais elegante e aprenda a fazer 4 drinks diferentes e simples com vinho espumante
3
01:35
Chácara Turma da Mônica
4
01:31
Merengue de morango