Cor dos olhos pode estar ligada a risco maior de um tipo de câncer
Doença também sofre a influência de outros fatores, como histórico familiar
A ciência tem mostrado que indivíduos com cores de íris claras são mais suscetíveis a um tipo de câncer, que envolve a pele e os olhos: o melanoma.
O melanoma ocular ocorre quando as células produtoras de pigmento nos olhos se dividem e se multiplicam muito rapidamente, formando o tumor.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, a ocorrência desse tipo de câncer é mais comum em pessoas com olhos azuis e verdes.
- Risco de câncer é reduzido com consumo por vegetal comum no Brasil
- Estudo liga diabetes de início precoce a maior risco de demência
- Como a falta de higiene bucal pela manhã aumenta o risco de câncer
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
A Cancer Research UK acrescenta que as pessoas que têm manchas marrons anormais na íris também têm um risco maior de desenvolver melanoma.
Embora as razões para esse risco aumentado não sejam claras, entende-se que a cor dos olhos pode determinar o risco de uma pessoa sofrer danos causados pelos raios UV.
Como as pessoas com pele e olhos claros têm menos melanina na pele, elas são mais propensas a queimaduras solares.
Risco de câncer de pele
Em 2022, uma pesquisa publicada na revista Cancer Causes and Control confirmou isso ao analisar 32.000 homens.
Os pesquisadores observaram que os traços pigmentares claros foram reconhecidos como um dos fatores de risco do hospedeiro para o câncer de pele. No entanto, as descobertas sobre associações entre as cores dos olhos e o risco de câncer de pele foram inconsistentes.
O estudo comparou pessoas com olhos escuros com pessoas de olhos azuis, castanhos e verdes. Então, os cientistas descobriram um risco 24% maior de desenvolver carcinoma de células escamosas entre indivíduos com cores de olhos mais claras.
Esses indivíduos também tinham até 17% mais chances de desenvolver carcinoma basocelular.
Não surpreendentemente, outras pesquisas também sugerem que pessoas com íris de cores claras têm um risco maior de desenvolver melanoma ocular do que aquelas com a íris mais escura.