Coreia do Norte tem epidemia misteriosa de doença intestinal
De acordo com a mídia estatal, pelo menos 800 famílias estão sofrendo com a “epidemia entérica aguda”
Um mês após reconhecer que está lutando contra um surto de covid-19, a Coreia do Norte agora está correndo para conter uma doença intestinal misteriosa na província ocidental de South Hwanghae.
O nome da doença não foi divulgado, mas a suspeita é que seja cólera ou febre tifoide, que acometem periodicamente o país subdesenvolvido em muitas partes.
Segundo a mídia estatal, as autoridades de saúde do país ordenaram que todos os casos suspeitos fossem colocados em quarentena, e o líder norte-coreano Kim Jong Un enviou medicamentos para combater uma “epidemia entérica aguda”.
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- Entenda o vírus Marburg, doença com potencial pandêmico que preocupa
- 7 fatores que podem causar novas pandemias, segundo a OMS
- OMS atualiza lista de patógenos com potencial epidêmico
Também está sendo realizado um trabalho de desinfecção, incluindo tratamento de esgoto e outros resíduos, para garantir a segurança da água potável.
As doenças entéricas são frequentemente adquiridas pelo consumo de alimentos ou água contaminados, mas também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Eles causam sintomas como diarreia, febre ou cólicas e podem até levar à morte sem o tratamento adequado.
A preocupação é que a doença pressione ainda mais o sistema de saúde do país já sobrecarregado pela covid-19 e um dos piores do mundo.