Coronavírus: como se proteger no ambiente de trabalho
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um guia com recomendações específicas para funcionários e empresas; veja abaixo
Com os recentes casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas estão decidindo pelo regime de home office, porém, como nem todo mundo pode trabalhar de casa, é preciso adotar alguns cuidados nos escritórios e em outros ambientes.
A transmissão da covid-19 se dá de maneira direta, a partir do contato com alguém infectado, como abraçar, beijar, tocar a mão, mas principalmente, de maneira indireta. “Por exemplo, se a pessoa tosse na superfície de um corrimão ou maçaneta, a próxima pessoa a tocar nessa superfície pode levar o vírus para o seu corpo quando colocar a mão nos olhos, no nariz ou na boca”, explicou à Catraca Livre o infectologista Gerson Salvador, especialista em saúde pública.
Como em ambientes de trabalho as pessoas costumam dividir mesas, telefones e até objetos de escritórios, o potencial de contágio entre os funcionários é grande, e cuidado nunca é demais.
- Você pode estar com diabetes e não saber! Conheça 8 sinais silenciosos que podem passar despercebidos
- Com essas dicas você consegue melhorar os índices de açúcar no sangue
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento com as orientações para empregados e empregadores, que valem mesmo quando a empresa não registrou nenhum caso.
Confira alguns pontos de destaque do guia:
Maneiras simples de impedir a propagação da covid-19 no seu local de trabalho
- Verifique se os locais de trabalho estão limpos e higiênicos
Superfícies (mesas) e objetos (telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante diariamente, várias vezes ao dia.
Por quê? Porque a contaminação em superfícies tocadas por funcionários e clientes é uma das principais maneiras pelas quais a covid-19 se espalha.
- Promova a lavagem regular e completa das mãos por funcionários, contratados e clientes
Coloque dispensadores higienizadores de mãos em locais de destaque no local de trabalho. Certifique-se de que esses dispensadores são recarregados regularmente.
- Espalhe cartazes no ambiente promovendo a lavagem das mãos
Confira aqui algumas dicas de prevenção. Combine isso com outras ações de comunicação, como oferecer orientações oficiais de saúde e segurança ocupacional, briefings em reuniões e informações na intranet para promover a lavagem das mãos.
- Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão
Por quê? Porque higienizar as mãos mata o vírus e evita a propagação da covid-19.
- Promova boa higiene respiratória no local de trabalho
Informe sobre as boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Este material deve ser descartado ou higienizado imediatamente.
Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores da covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.
- Informe seus funcionários, contratados e clientes que qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,3 C ou mais) precisa permanecer em casa
Saiba mais sobre outros cuidados para prevenir o novo coronavírus no link abaixo: