Coronavírus: Ministério da Saúde lançará campanha de higiene pessoal
Governo quer difundir as medidas de proteção para conter a transmissão do vírus no país
Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde providencia uma campanha informativa para reforçar as medidas de higiene pessoal que ajudam a evitar ou diminuir o risco de contaminação.
“É um plano basicamente informativo para a população ficar tranquila pra que ela saiba quais são as medidas que deverá adotar”, afirmou o ministro Luiz Henrique Mandetta.
Entre os cuidados, será comunicada a importância de se lavar bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos. Na impossibilidade disso, deve-se usar álcool em gel.
- Veduca disponibiliza 19 cursos gratuitos da USP; confira a lista
- 8 praias quase desertas em São Paulo para curtir o verão
- Estudo revela o padrão alimentar que aumenta o risco de câncer de estômago
- Decifrando o cheiro do xixi: o que ele revela sobre sua alimentação e saúde
Além disso, é recomendável evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, canudos e toalhas. Os infectologistas também desaconselham tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca, já que essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação.
Situação no Brasil e no mundo
No momento, há 20 casos suspeitos da doença no país, que estão sendo monitorados nos seguintes estados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São paulo (11), Santa Catarina (2). Ao todo, 59 casos suspeitas foram descartadas no país.
Até agora, já foram registrados mais de 80 mil casos em 45 países e 2,8 mil mortes causadas pela doença.
Como acontece a transmissão
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão também pode acontecer através das mãos contaminadas pela secreção respiratória. Se a pessoa infectada passa a mão no nariz ou tosse com a mão na boca, por exemplo, e pega na maçaneta, uma segunda pessoa que também pegar nessa maçaneta e levar a mão até a boca, poderá se contaminar com o vírus.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. É muito semelhante com qualquer outra virose respiratória, como gripe, influenza, resfriado, só que os sintomas tendem a ser mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Saiba mais detalhes sobre como se proteger no link abaixo: