Corpo dá sinal de Alzheimer durante a alimentação; saiba qual
Embora não haja cura para o Alzheimer, diagnosticá-lo precocemente pode significar melhores opções de tratamento e medicamentos
Um sinal precoce da doença de Alzheimer pode aparecer enquanto você come uma refeição, de acordo com os cientistas.
A doença é conhecida por causar perda de memória e confusão em idosos, dificultando muito as tarefas básicas do dia a dia e no momento não há cura.
Mas, apesar disso, detectar os primeiros sinais pode ser muito importante, pois muitas vezes significa que há melhores opções de tratamento disponíveis para o paciente.
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
- Patinação com tema havaiano promete agitar o domingo no Atrium Shopping
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
Um desses sintomas que pode aparecer durante as refeições foi sinalizado por cientistas do Instituto Nacional do Envelhecimento nos EUA.
Um sinal precoce da doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência em todo o mundo, é a anosmia (perda do olfato) ou hiposmia (redução do olfato).
Muitas vezes, estes podem aparecer antes de outros sintomas e, portanto, detectá-los precocemente pode desempenhar um papel importante no retardamento da progressão da doença.
Detalhes do estudo
As descobertas, publicadas no Journal of Alzheimer’s Disease, mostraram que o declínio no sentido do olfato está ligado ao desenvolvimento mais rápido da patologia relacionada ao Alzheimer, observada em exames cerebrais.
De acordo com o estudo, descobriu-se que pessoas na faixa dos 70 anos que não conseguiam identificar cheiros de rosas, limões e cebolas tinham maior probabilidade de desenvolver demência nos próximos 10 anos do que aquelas que conseguiam.
Willa Brenowitch, principal autora do estudo e neurocientista, disse em comunicado: “O bulbo olfatório, que é fundamental para o olfato, é afetado bem no início do curso da doença.”
“Pensa-se que o olfato pode ser um indicador pré-clínico de demência, enquanto a audição e a visão podem ter um papel mais importante na promoção da demência.”
Outros sintomas de Alzheimer
Os sintomas da doença de Alzheimer pioram cada vez mais com o tempo, tornando-se mais graves com o passar dos anos, embora o prazo para o desenvolvimento dos sintomas seja diferente para cada pessoa.
De acordo com a Alzheimer’s Association, o principal sintoma do Alzheimer nos estágios iniciais são os lapsos de memória. Outros incluem:
- Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis
- Dificuldades para a resolução de problemas
- Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares
- Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada
- Confusão sobre locais, pessoas e eventos
- Alterações visuais, como problemas para entender imagens
Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças.
Nesse caso, é importante orientar a pessoa a buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas.
Como prevenir o Alzheimer?
Embora não exista uma forma de prevenção específica para o Alzheimer, os médicos acreditam que manter a cabeça ativa é uma das formas de retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.
Estudar, fazer exercícios de resolução e jogos inteligentes são algumas opções.
Também e importante manter uma dieta saudável e equilibrada, controlar o peso e manter relações sociais significativas.