Correr, beber e fazer amigos: conheça um grupo de corrida que faz da rua uma festa

A corrida de rua deixou de ser apenas um treino para se tornar um evento social que mistura esporte, amizade e celebração

11/08/2025 11:40 / Atualizado em 12/08/2025 22:47

Dezenas de corredores se alongam, ajustam os relógios de pulso e se preparam para mais uma noite de passadas aceleradas. Minutos depois, o grupo dispara, ocupando o asfalto com energia e ritmo. Esse é o Let’s Hop Running Crew, grupo de corrida de rua democrática de São Paulo. No fim do treino, a “medalha líquida” é garantida: cerveja gelada de graça para todos, ou refrigerante para quem preferir.

Junta-se quem quer e no ritmo que consegue, pode inclusive só caminhar. A ideia é não deixar ninguém para trás. Por isso, sempre tem algum integrante junto no trajeto.

“Os encontros são sempre gratuitos e o percurso com duas voltas de 2,5k. Quem quer dar só uma volta, tá tudo certo. É pra ser leve e sem cobranças”, explica Gledson Neix, o Glé, como todos conhecem, co-fundador do coletivo, ao lado de Jana Santana e Glau Neix.

A cada mês, o grupo realiza cinco encontros, sempre em bairros diferentes da cidade. De acordo com Glé, em alguns treinos, mais de 300 pessoas se juntam para percorrer ruas e avenidas, unindo atividade física e confraternização.

O Let’s Hop forma uma comunidade de corredores de rua em São Paulo
O Let’s Hop forma uma comunidade de corredores de rua em São Paulo - Gabriela Miranda

O corre nunca foi tão coletivo

Coletivos como o Let’s Hop têm se multiplicado em vários cantos da cidade de São Paulo. Impulsionados pelas redes sociais, eles atraem pessoas de todas as idades e aptidões físicas que querem se exercitar, mas que também buscam se inserir em grupos e fazer amizade.

O clima pós-corrida é sempre de festa. Os momentos vão de karaokê a pagode ao vivo, dependendo dos parceiros que recebem o evento. “Todo evento segue o mesmo ritual: concentração, fala inicial, aquecimento, corrida, celebração e resenha”, diz Glé.

No fim do treino, sempre rola uma celebração
No fim do treino, sempre rola uma celebração - Gabriela Miranda

Segundo o co-fundador do grupo, as conversas durante os treinos ou nos encontros pós-corrida fortalecem vínculos e criam amizades que podem se estender para fora do esporte.

“Temos muitas histórias de pessoas que se conheceram no Let’s e hoje são casais, outros estão até grávidos, outros saíram de depressão, viajam juntos. É uma comunidade forte e engajada. A energia é surreal”, conta.

Além da sensação de pertencimento, participar de grupos assim traz outro grande benefício: a a motivação mútua. Nos dias em que o cansaço ou a preguiça parecem vencer, saber que outras pessoas estão esperando por você pode ser o empurrão necessário para não desistir.

Os benefícios físicos também são expressivos. A corrida, quando praticada regularmente, melhora a capacidade cardiovascular, fortalece músculos e ossos, ajuda a controlar o peso e contribui para a saúde mental. E correr em grupo é um estímulo extra para manter a regularidade, fator essencial para colher resultados a longo prazo.

Grupo reúne dezenas e, às vezes, centenas de participantes
Grupo reúne dezenas e, às vezes, centenas de participantes - Gabriela Miranda

Como participar?

O Let’s Hop é mais que um grupo de corrida: é um espaço seguro e inclusivo. Todos são bem-vindos: corredores, caminhantes, iniciantes ou experientes, independente de idade, gênero, origem ou orientação sexual.

Não há inscrições complexas, nem burocracia, basta aparecer, correr e aproveitar o momento. Para saber sobre os próximos treinos, é só seguir o grupo no Instagram, onde a agenda é divulgada.

Para se ter uma ideia, as corridas geralmente ocorrem na Penha, Tatuapé, Mooca, Santa Cecília, Vila Buarque, Barra Funda e Pompeia.