Datafolha diz que maioria da população quer aumento de restrições ao cigarro

A pesquisa teve a participação de 2.041 pessoas acima de 16 anos em 132 municípios do país

27/10/2015 14:53

Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pela organização não governamental ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), diz que cerca de 65% da população apoia a adoção de embalagens padronizadas de cigarro, medida que está em discussão para diminuir a visibilidade e o apelo ao consumidor. Além disso, a maioria das pessoas também é a favor de mais restrições ao cigarro.

Do mesmo modo, 75% são a favor do aumento de impostos para os produtos de tabaco e 73% de uma possível proibição da exposição dos maços nos pontos de venda. A pesquisa teve a participação de 2.041 pessoas acima de 16 anos em 132 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso
O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso - unknown

O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso como alternativa para mudar a atratividade do cigarro, principalmente entre jovens.

O estudo também trouxe dados sobre o perfil dos fumantes do país, concluindo que 1 em cada 10 brasileiros (15% da população) tem o hábito de fumar. Em 2011, uma pesquisa semelhante do Datafolha mostrou que o índice de brasileiros que fumavam era de 19%.

Leia a reportagem na íntegra na ‘Folha de S.Paulo‘.