Dedo no nariz: entenda os porquês desse ato tão reprimido
Crianças que colocam o dedo no nariz é uma das coisas mais naturais do mundo. No entanto, esse comportamento pode ser motivo de desconforto social para os pais, principalmente em ocasiões formais.
No entanto, mais importante do que saber como agir diante desse gesto tão natural e instintivo para os pequenos, é entender as suas causas, afinal, toda atitude corporal denota uma necessidade do nosso organismo.
Por que as crianças põem o dedo no nariz?
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
- Tremor nos olhos: sinal de alerta sério ou inofensivo? Entenda o que está por trás disso
Crianças pequenas encontram minuto a minuto as mais variadas formas de interagir com o seu corpo e explorar as sensações e os sentidos. Por isso, colocar o dedo o nariz pode ser simplesmente mais uma dessas maneiras de descobrir o corpo.
No entanto, em muitos casos, esse gesto pode significar sinais de alergia ou de excesso de secreção nasal, o que pode gerar uma necessidade de ‘limpar’ as cavidades do nariz maior do que a média. Isso acontece porque o muco nasal seca e forma casquinhas que podem incomodar se não forem retiradas, o que pode ser algo mais desconfortável se a produção de secreção é grande.
Por outro lado, é importante observar que levar o dedo ao nariz pode se desenvolver como uma mania, um vício, que muitas vezes representa a reprodução do comportamento dos adultos mais próximos.
Por isso, fique de olho e evite fazer isso quando os pequenos estão por perto e lembre-se que cada criança tem suas necessidades específicas, e não há fórmulas nem receitas prontas quanto o assunto é detectar os porquês de determinados comportamentos. O diálogo aberto ainda é a melhor saída.
*Com informações de ‘Mil dicas de mãe’
Leia mais: