Deficiência desta vitamina pode ser a causa oculta da ansiedade
A deficiência de colina é frequentemente ignorada, mas a falta desse nutriente pode contribuir para problemas neurológicos como inquietação e ansiedade
Inquietação e ansiedade podem ter muitas causas, incluindo condições de saúde mental, medicamentos e fatores ambientais, como experiências traumáticas, abuso infantil ou exposição ao estresse. Curiosamente, uma deficiência de colina, um composto orgânico solúvel em água com propriedades semelhantes a aminoácidos, também foi associada a sintomas de inquietação e ansiedade.
Embora a deficiência severa seja rara, ela pode ocorrer em dietas desequilibradas.
Por que a deficiência de colina causa inquietação e ansiedade?
A colina é obtida por meio de fontes alimentares, embora também seja sintetizado em pequenas quantidades pelo fígado. O nutriente é fundamental para o metabolismo celular, onde suporta vários processos bioquímicos necessários para a produção de energia e a função celular geral.
- Bactérias na boca podem estar ligadas ao desenvolvimento de demência
- Sinal de Alzheimer pode surgir aos 40 anos, antes da perda de memória
- Qual tem o melhor custo-benefício: Samsung Galaxy S23 Ultra ou Xiaomi Redmi 13 Pro+?
- Com ingressos a R$ 10, Cinemark participa da Semana do Cinema 2025
Ela também é indispensável para a neurotransmissão, que é o processo de comunicação entre células cerebrais, o que por sua vez ajuda a manter a função cerebral saudável.
Além disso, a colina facilita a sinalização entre nervos e músculos, permitindo uma coordenação suave dos movimentos e reflexos do corpo. Assim, uma deficiência de colina pode interromper esses processos importantes, potencialmente levando a sintomas como inquietação e ansiedade.
Quando o corpo não tem colina suficiente, a comunicação entre nervos, músculos e células cerebrais pode ficar prejudicada, afetando o humor e aumentando os sentimentos de desconforto. Como a colina não é produzida em grandes quantidades pelo corpo, é importante incluir alimentos ricos em colina na dieta, como ovos, peixes, nozes, sementes e certos vegetais como brócolis e espinafre.
Sintomas comuns de deficiência de colina
Além da inquietação e ansiedade, alguns outros sintomas comuns de deficiência de colina incluem:
- Dores e danos musculares
- Formigamento devido a danos nos nervos
- Perda de memória e problemas cognitivos
- Mudanças de humor
- Cansaço
- Danos ao fígado, como doença hepática gordurosa
- Distúrbios neurológicos
Quem corre mais risco de deficiência de colina?
Veganos correm maior risco de desenvolver deficiência de colina, pois as principais fontes são de origem animal. Fontes vegetais de colina incluem o tofu, leguminosas, levedura nutricional, nozes e sementes.
Além disso, mulheres grávidas e lactantes requerem uma ingestão maior de colina diariamente e, portanto, correm o risco de desenvolver uma deficiência. Por último, mas não menos importante, pacientes que sofrem de qualquer doença crônica e têm restrições alimentares também correm risco.