Demência: uma simples caminhada pode te ajudar a descobrir doença
A doença é lenta, mas perceber pequenos sinais pode ajudar os pacientes com o apoio de que precisam antes que ela progrida
Normalmente, os sinais de demência mais fáceis de detectar são a perda de memória e um declínio na fala, mas antes que estes ocorram, algumas pessoas podem notar outros sintomas. Cientistas agora encontraram um sinal de alerta precoce que poderia indiciar um início de demência.
Segundo eles, esse sinal está relacionado aos movimentos e mobilidade de uma pessoa e pode ser notado durante uma caminhada.
Os cientistas observaram que esses problemas impactam na marcha, aumentam a instabilidade ou, às vezes, provocam rigidez dos membros.
- Estudo revela que mudanças de residência na infância aumentam risco de doença na fase adulta
- Hérnia de hiato: alguns sintomas iniciais para suspeitar da condição
- Guia completo para visitar o Parque Nacional de Itatiaia
- Alerta para jovens: principais causas do câncer de intestino e como prevenir
Também pode haver sinais de dificuldade nas capacidades de coordenação.
De acordo com a Alzheimer’s Research UK, cada pessoa com demência vivencia-a à sua maneira e a doença pode afetar as pessoas de forma diferente – especialmente nas fases iniciais.
Além de uma mudança no movimento e na mobilidade, as pessoas também podem ter problemas para avaliar distâncias (como em escadas) ou perceber as bordas dos objetos e interpretar mal padrões ou reflexos.
Isso também pode evoluir para pessoas andando repetidamente pela casa ou saindo de casa durante o dia ou a noite.
Outros sintomas de demência
- dificuldade de concentração, planejamento ou organização
- dificuldade para tomar decisões
- dificuldade para resolver problemas ou questões
Quando a demência começa a desenvolver-se, as pessoas podem começar a experimentar condições adicionais, e estas podem incluir problemas de sono, uma vez que há uma perturbação no seu relógio biológico.
Ainda segundo a Alzheimer’s Research, uma pessoa com demência pode dormir mais durante o dia e ter dificuldade em dormir à noite, e também pode haver um aumento no comportamento agressivo.
À medida que a demência de uma pessoa progride, ela às vezes pode se comportar de maneira física ou verbalmente agressiva.