Descoberta a palavra mais usada em relacionamentos bem-sucedidos
Casal de psicólogos que estuda casais há mais de 50 anos diz que dizer e ouvir isso em um relacionamento ajuda a fortalecê-lo
Os psicólogos John Gottman e Julie Schwartz Gottman, que estudaram 40.000 casais, descobriram que uma palavra simples é uma das mais usadas em relacionamentos bem-sucedidos.
Segundo eles, embora cada parceria seja única, com seu próprio conjunto de desafios, há uma coisa que todos os casais têm em comum: querem ser apreciados. Ser reconhecidos por seus esforços. Querem ser notados.
A palavra número 1 de relacionamentos bem-sucedidos
Em seus estudos, o casal de psicólogos observou que a gratidão é a chave do bom relacionamento, seja ele amoroso ou de trabalho. Assim, perceberam que a palavra “obrigado” tinha um efeito muito positivo.
- Gaslighting: psicóloga de Harvard ensina como responder a um manipulador emocional
- Como é o comportamento de uma pessoa com transtorno opositivo desafiador (TOD)?
- Dormir pouco afeta o humor e piora a ansiedade, alerta estudo
- Ghosting: o que explica o sumiço repentino numa relação e os sinais que o antecedem
“Você provavelmente diz “obrigado” o dia todo, quase sem pensar, aos seus colegas, ao empacotador do supermercado ou ao estranho que segura a porta para você. Mas em nossos relacionamentos mais íntimos, podemos esquecer o quão importante é dizer “obrigado”, observam os Gottman.
A razão pela qual gostamos de ser agradecidos, segundo eles, é porque isso nos faz sentir notados e apreciados.
“Para muitos casais com os quais trabalhamos, descobrimos que quando uma pessoa iniciava o ciclo de apreciação, ficava fácil para a outra participar e fortalecê-lo.”
Para o casal de psicólogos, é importante agradecer mesmo por algo rotineiro que o parceiro está fazendo certo, mesmo que ele faça isso todos os dias.
Mas o segredo não é dizer apenas “obrigado”. Mas dizer por que essa pequena coisa é tão importante para você: “Obrigado por fazer o café todas as manhãs. Adoro acordar com o cheiro dele e seus sons na cozinha. Isso me faz começar o dia bem.”
Valorizar as coisas positivas
Os psicólogos reforçam ainda a importância de se atentar especialmente as coisas positivas do parceiro.
Observar que ele lavou a louça do café da manhã, recolheu os brinquedos espalhados pela sala e fez o café para você quando você ainda estava dormindo devem ser mais valorizadas que as coisas que ele deixou de fazer.