Descoberta consequência do Alzheimer que aparece antes do diagnóstico
Para os pesquisadores, esse sinal deve ser um motivo para uma avaliação médica
Uma nova pesquisa da University of Michigan Medical School sugere que perdas financeiras podem ser uma consequência da doença de Alzheimer e outras demências. E isso pode começar a acontecer anos antes do diagnóstico.
O estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, é um dos primeiros do gênero a conectar os dados de saúde de mais de 80.000 pessoas com relatórios federais de crédito ao consumidor.
As descobertas, de acordo com os pesquisadores, podem ter implicações amplas nas políticas de saúde e financeiras, ao mesmo tempo em que destacam os benefícios potenciais da detecção precoce da condição.
- Estudo descobre tempero tão eficiente quanto medicamento para indigestão
- Estudo alerta para o que o cigarro pode estar fazendo aos seus rins
- Medicamento popular para dormir aumenta risco de Alzheimer, diz estudo
- Dê adeus ao desejo de doces com a ajuda de um aliado poderoso: o cromo
De acordo com os pesquisadores, alguns desses sinais financeiros aparecem seis anos antes do diagnóstico clínico formal.
Detalhes do estudo
Para determinar se alguém estava passando por uma “deterioração da autogestão financeira”, os pesquisadores procuraram pessoas que tinham pagamentos de contas com pelo menos 30 dias de atraso por dois ou mais meses consecutivos e aquelas com uma pontuação de crédito baixa.
O estudo descobriu que aqueles que desenvolveram demência estavam em “risco significativamente maior de inadimplência de pagamento” em comparação com uma população semelhante de pessoas saudáveis.
Mudanças no julgamento, na capacidade financeira ou na tomada de decisões são geralmente os primeiros sinais que indivíduos e familiares podem notar, mas muitas vezes eles são descartados.
No entanto, para os pesquisadores, esses sinais, na verdade, devem ser um motivo para uma avaliação médica.
Outros sinais de Alzheimer para identificar em um familiar
Perda de memória que atrapalha a vida cotidiana
Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente na fase inicial, é esquecer informações aprendidas recentemente. Também é comum esquecer datas importantes ou eventos e fazer as mesmas perguntas repetidamente.
É comum a necessidade cada vez mais de recursos de memória, como lembretes em dispositivos eletrônicos.
Dificuldade de conclusão de tarefas domésticas
Pessoas que vivem com a doença de Alzheimer costumam achar difícil concluir tarefas rotineiras. Às vezes elas podem ter problemas para dirigir até um local familiar, organizar uma lista de compras ou lembrar as regras de um jogo favorito.
Confusão com o tempo ou lugar
Pessoas que vivem com Alzheimer podem perder a noção das datas, estações e a passagem do tempo. Elas podem ter dificuldade em entender algo se não estiver acontecendo imediatamente. Às vezes podem esquecer onde estão ou como chegaram lá.
Dificuldade de compreensão de imagens visuais e espaciais
Para algumas pessoas, problemas de visão são um sinal de Alzheimer. Isso pode causar dificuldade de equilíbrio ou dificuldade de leitura.
Elas também podem ter problemas para avaliar a distância e determinar cor ou contraste, causando problemas na direção.
Orientação médica
De toda forma, ao aparecer qualquer um desses sinais é necessário procurar atendimento médico para avaliação e diagnóstico.