Descoberta função de uma região do cérebro que era misteriosa
Os cientistas conseguiram identificar a função até então desconhecida desta região através da investigação de 28 pacientes com uma doença única
Os pesquisadores descobriram as funções de uma região da superfície do cérebro que permaneceu um mistério científico por quase 100 anos.
Embora cada parte do cérebro tenha uma função específica e muitas vezes colabore com outras regiões para realizar tarefas complexas, a função desta área específica tem confundido os cientistas durante quase um século.
A região, chamada polo temporal, reside no final do lobo temporal, mas durante décadas os pesquisadores que estudam o córtex cerebral não conseguiram determinar sua finalidade.
No entanto, num estudo recente publicado nos Annals of Neurology, os cientistas conseguiram identificar a sua função investigando 28 pessoas que sofrem de uma doença rara que danifica o polo temporal chamada TDP-C.
Detalhes do estudo
Usando exames de autópsia e dados observacionais de pessoas com TDP-C, os cientistas descobriram que o lobo temporal desempenha um papel crítico no reconhecimento facial, na compreensão de palavras e na regulação do comportamento.
Este conhecimento ajudará a determinar a natureza da doença e a natureza das redes cerebrais responsáveis pela compreensão das palavras, pela identificação de pessoas e pela monitorização da conduta interpessoal.
Inspirada pelas suas descobertas, a equipe de investigação agora estuda a relação entre esta região cerebral anteriormente misteriosa e o TDP-C.
Além disso, eles esperam que sua pesquisa ajude as pessoas com a doença, identificando os fatores de risco associados à doença e compreendendo melhor como ela progride.