Descoberto benefício de usar matcha como enxaguante bucal
Pesquisadores no Japão realizaram experimentos com pessoas que sofrem de periodontite e descobriram resultados promissores
Você provavelmente já ouviu falar em lavar a boca com sabão, mas um novo estudo traz uma ideia que os pesquisadores acham que será ainda mais útil — lavar a boca com matcha.
Uma equipe da Sociedade Americana de Microbiologia afirma que usar matcha como produto de higiene bucal pode realmente proteger contra o crescimento de bactérias e doenças gengivais.
O chá verde em pó é um alimento básico em muitas cerimônias japonesas e tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo em cafés com leite e sobremesas.
- Aruba se torna a ilha do Caribe mais próxima do Brasil
- Entenda por que o Alzheimer atinge mais as mulheres
- USP oferece mais de 900 livros gratuitos para baixar online
- São Miguel dos Milagres: 7 dicas para gastar pouco na viagem e curtir muito
Ele já é muito reconhecido por suas propriedades antioxidantes. Agora, a nova investigação do Japão sugere que o matcha pode desempenhar um papel fundamental no combate à periodontite.
O que é a periodontite?
A periodontite é causada principalmente por infecções bacterianas, principalmente por uma bactéria chamada Porphyromonas gingivalis, que se desenvolve nas gengivas.
Esta bactéria cria biofilmes – essencialmente camadas viscosas de colónias bacterianas – nos dentes, escondidos nas chamadas bolsas periodontais, tornando-os particularmente difíceis de combater.
Essa doença gengival, se não for tratada, pode levar à perda dentária e tem sido associada a outros problemas graves de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.
No entanto, o último estudo publicado na Microbiology Spectrum, uma revista de acesso aberto da Sociedade Americana de Microbiologia, destaca a eficácia do matcha no combate a esta bactéria causadora de doenças gengivais.
Pesquisadores no Japão realizaram experimentos tanto em laboratório quanto clinicamente com pessoas que sofrem de periodontite e descobriram resultados promissores.
De acordo com suas descobertas, o matcha não apenas inibiu o crescimento de P. gingivalis em laboratório, mas também reduziu seus níveis na saliva de pessoas que o usaram enxaguante bucal.
Detalhes do estudo
O estudo envolveu 45 participantes com diagnóstico de periodontite crônica. Os pesquisadores dividiram as pessoas em três grupos, cada um usando um tipo diferente de enxaguante bucal.
Um com chá de cevada, outro com matcha e outro com solução hidratada de azuleno sulfonato de sódio, comumente usada para tratar inflamações.
Após o uso regular, o grupo que utilizou enxaguante bucal de matcha apresentou redução significativa nos níveis de P. gingivalis. O mesmo efeito, os pesquisadores não observaram nos outros dois grupos.
O que se deve esse benefício do matcha?
Não se trata apenas de qualquer chá verde. O matcha vem da mesma planta Camellia sinensis, mas é cultivada e processada de forma diferente.
Este método concentra potencialmente suas propriedades saudáveis, incluindo seus efeitos antimicrobianos.
Estudos anteriores demonstraram que os extratos de chá verde podem conter o crescimento de bactérias nocivas como a E. coli. Mas também podem combater a P. gingivalis especificamente, reduzindo a sua capacidade de aderir às células orais.
Esta nova investigação alinha-se com observações anteriores que ligam o consumo de chá verde a uma saúde geral melhor e oferece uma mensagem de esperança para aqueles que lutam contra a doença periodontal.