Descoberto novo sinal de Alzheimer que pode aparecer 20 anos antes

Os cientistas esperam que a descoberta possa melhorar a detecção precoce e o tratamento da doença no futuro.

Um dos sinais mais conhecidos da doença de Alzheimer é a perda de memória. No entanto, uma nova pesquisa encontrou um certo sinal de alerta que pode aparecer mais de duas décadas antes mesmo dos problemas de memória.

O estudo foi publicado na revista Alzheimer’s and Dementia, no dia 29 de fevereiro, e mostrou que uma má navegação espacial poderia indicar a doença 25 anos antes do início dos sintomas.

Os cientistas dizem que isto poderia garantir o diagnóstico mais precoce possível da doença.

Este sinal de Alzheimer pode aparecer antes da perda de memória
Créditos: Dusan Stankovic/istock
Este sinal de Alzheimer pode aparecer antes da perda de memória

Detalhes do estudo

Como parte do estudo, pesquisadores da University College London (UCL) pediram a um grupo de 100 pessoas que navegassem em um ambiente de realidade virtual usando fones de ouvido.

Os participantes, com idades entre 43 e 66 anos, que eram predispostos à doença de Alzheimer.

Isso ocorreu porque eles tinham histórico familiar da doença, tinham o gene do alelo APOE-ε4 associado a um risco aumentado da doença ou estavam envolvidos em fatores de risco de estilo de vida, como baixos níveis de exercício.

Mas todos eram assintomáticos, o que significa que não apresentavam sinais de Alzheimer.

Eles também eram cerca de 25 anos mais jovens do que a idade estimada pelo médico para o início da demência.

Descobertas

Os resultados do estudo mostraram que as pessoas com maior risco de desenvolver Alzheimer ficaram “prejudicadas” na tarefa de navegação.

No entanto, não apresentaram um prejuízo correspondente em outros testes cognitivos, como os que envolvem a memória, sugerindo que a má navegação espacial pode desenvolver-se anos ou décadas antes do início de outros sintomas.

A pesquisa também constatou que o comprometimento da navegação espacial foi notório mais fortemente nos homens do que nas mulheres.