Descoberto suplemento alimentar capaz de reduzir a agressividade em até 28%
Apesar da descoberta, pesquisadores defendem estudos mais aprofundados com o suplemento
Pesquisadores Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram que um suplemento comum, já bastante utilizado, é capaz de trazer a calma e controlar a agressividade. A pesquisa foi publicada em Aggression and Violent Behavior.
Segundo o estudo, o responsável por isso é o ômega-3, disponível como suplemento alimentares por meio de cápsulas de óleo de peixe.
A descoberta não veio ao acaso: o ômega-3 já havia sido associado à prevenção da esquizofrenia, enquanto comportamentos como agressão e atitudes antissociais são parcialmente relacionados à carência nutricional. Ou seja, o que consumimos influencia diretamente a química do cérebro.
- Circo Teatro Palombar leva espetáculo inspirado na vida da periferia ao Centro de São Paulo
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
- Comer esta fruta todos os dias pode ajudar reduzir o risco de você ter demência no futuro
Detalhes do estudo
Os pesquisadores basearam-se em estudos anteriores sobre os efeitos da suplementação de ômega-3 na agressividade. Sua meta-análise reuniu dados de 29 ensaios clínicos randomizados, com um total de 3.918 participantes.
Os resultados indicaram um efeito modesto, mas significativo, no curto prazo, com uma redução de até 28% na agressão, levando em conta diversas variáveis, como idade, sexo, condições médicas e dosagem do tratamento.
Os estudos, conduzidos entre 1996 e 2024, tiveram uma duração média de 16 semanas e envolveram diferentes grupos demográficos, desde crianças até pessoas entre 50 e 60 anos.
As reduções de agressão incluíram tanto a agressão reativa (em resposta a provocações) quanto a proativa (planejada). Antes, não havia clareza sobre se o ômega-3 poderia ajudar em ambos os tipos.
Embora estudos mais longos sejam necessários para confirmar essa relação, os resultados reforçam a ideia de que o ômega 3 do óleo de peixe podem ser benéficos para a saúde cerebral.
Os pesquisadores acreditam que o ômega-3 pode ajudar a regular a agressão ao reduzir a inflamação e manter o funcionamento adequado do cérebro. Apesar de muitas questões ainda não terem sido respondidas, há indícios suficientes para estudos mais aprofundados.