Últimas notícias:

Loading...

Dia Mundial da Saúde: 10 tipos de alimentos recomendados pela OMS

Por: Redação

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, para conscientizar a população sobre qualidade de vida e bem-estar.

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam em nosso físico e psicológico. Segundo a OMS divulga em seu site: “Consumir uma dieta saudável durante toda a vida ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma gama de doenças não transmissíveis ”.

O órgão indica ainda que uma dieta saudável deve conter frutas, legumes e vegetais, nozes, grãos não processados, raízes(mandioca) ou tubérculos (batata, batata doce, cará, inhame), gorduras insaturadas (por exemplo, encontradas em peixe, abacate, nozes, girassol, canola e azeites).

Crédito: Getty Images/iStockphotoDieta variada e natural é a opção correta para quem quer cuidar do corpo e da mente

Com base nessas informações, o  Catraca Livre montou uma lista com os melhores alimentos para você manter a saúde, confira:

1- Frutas: Tão naturais que todas fazem bem, lembramos algumas. Veja todas no Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

    Banana: Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também é rica       em vitaminas do complexo B e C.

    Limão: Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides.

2- Legumes e Vegetais: Assim como as frutas, são alimentos ótimos para consumir crus. Se forem orgânicos, melhor ainda, como traz matéria do Minha Vida.

    Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

    Espinafre e brócolis: Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células.

3- Ovos– Fonte de proteína e considerado por muitos um dos mais completos alimentos. Segundo a nutricionista Tamara Mazaracki , especialista do Minha Vida (parceiro do Catraca), “é rico em vitamina A, que tem efeito antioxidante e é essencial para a visão, D, responsável pela saúde óssea”.

4- Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Além de melhorar o humor e a disposição, segundo o Minha Vida.

5- Nozes e Castanhas: Alimentos ricos em selênio, também ajudam a melhorar o estado de espírito.

6- Grãos integrais como arroz e trigo possuem uma grande quantidade de fibras, que ajudam a manter em ordem a saúde do organismo, como controlar o índice glicêmico, como informa matéria do Minha Vida.

7- Girassol: A semente é “excelente fonte de proteínas, fibras e vitamina E.”, segundo a nutricionista Tamara Mazaracki, no Minha Vida.

8- Canola: os ácidos graxos insaturados, presentes em grande quantidade no óleo, são muito benéficos para a saúde cardiovascular, explica a nutricionista Clarissa Fujiwara ao Minha Vida.

9- Azeites: Os óleos vegetais são mais saudáveis que os de origem animal, já que apresentam quantidade menor de gorduras saturadas, maléficas ao coração. Compare as opções no Minha Vida.

10- Tubérculos e raízes: Batata, inhame e mandioca estão no grupo da base da pirâmide, formado por alimentos energéticos, ricos em carboidratos, como explica matéria do Minha Vida.

Compartilhe:

Tags: #Nutrição