Diabetes: comer rápido pode causar complicações; entenda os motivos

Comer rápido foi associado a açúcar no sangue mais alto, diabetes e colesterol alto

Comer rápido foi associado a açúcar no sangue mais alto, diabetes e colesterol alto – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Comer rápido foi associado a açúcar no sangue mais alto, diabetes e colesterol alto – iStock/Getty Images

De acordo com pesquisas recentes, o cérebro precisa de 5 a 20 minutos para entender a sensação de saciedade após as refeições. Ou seja, se a pessoa come muito rapidamente, a tendência é que se coma mais rápido do que realmente precisa. É o que mostra estudo estudo do King’s College, de Londres, que reitera: não somente o que se come, mas o jeito como se come pode ser determinante para a saúde.

Além disso, a nutróloga e pesquisadora Sarah Berry alertou que engolir a comida sem mastigar adequadamente pode não somente aumentar o peso corporal como causar complicações para a saúde, como por exemplo a diabetes.

Da mesma forma que, segundo ela, comer mais devagar e mastigar a comida estimula a resposta dos hormônios reguladores do apetite. E também estimula mais a liberação de insulina, o que significa melhor controle da glicose.

Comer rápido e outras complicações: Diabetes, pressão alta e obesidade

Ainda de acordo com estudo realizado na Universidade de Hiroshima, no Japão, “comedores rápidos tinham quase o dobro de chances de desenvolver síndrome metabólica”.

Termo médico que designa uma combinação de diabetes, a síndrome metabólica diz respeito à combinação de diabetes, pressão e obesidade.