Dinheiro compra felicidade, mas só se gasto da forma certa

Dinheiro traz felicidade? Essa pergunta pode gerar debates polêmicos.

Pesquisa recente aponta que ele pode sim ajudar a ter mais alegria, mas talvez não seja do jeito que pensamos.

“O dinheiro pode comprar a felicidade se você gastar ele direito”, diz co-autora do estudo
Créditos: Getty Images/iStockphoto
“O dinheiro pode comprar a felicidade se você gastar ele direito”, diz co-autora do estudo

Estudo da University of British Columbia (UBC), divulgada na última semana, 24, apontou que pessoas que usam o dinheiro para ganhar tempo ficam mais contentes, segundo divulgado pelo The New York Times.

“O dinheiro pode comprar a felicidade se você gastar ele direito”, disse a professora de psicologia da UBC Elizabeth Dunn, co-autora do estudo e do livro “Happy Money: The Science of Happier Spending” (Feliz Dinheiro: a ciência de gastos mais felizes ).

A pesquisa foi feita com mais de 6.000 sujeitos, em quatro países (Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Holanda). Além disso, foi realizada uma experiência com 60 pessoas que receberam 40 dólares (R$ 125,00 aproximadamente) por duas semanas.

Na primeira semana, eles tiveram que comprar algo material, como uma roupa ou sapato. Na semana seguinte, eles pagaram para economizar tempo. As pessoas disseram que se sentiam mais felizes depois de economizar tempo do que ao comprar coisas.

Quando as pessoas gastaram o dinheiro em coisas materiais, sua pontuação média de felicidade foi de 3,7 em uma escala de cinco pontos. Mas, quando gastaram para almoçar fora ao invés de ter que cozinhar, pagar alguém para cuidar do jardim ou pegar um táxi em vez de um ônibus, a pontuação subiu para 4 pontos. Dunn diz que, apesar de pequena, a diferença é estatisticamente significante.

Segundo Ashley Whillans, que liderou o estudo, não importa se a pessoa ganhava muito ou pouco, gastar dinheiro para economizar tempo teve efeito mais positivo em pessoas com rendas maiores e menores. Ainda assim, ela aponta que pessoas com menos dinheiro conseguiram obter um maior grau de felicidade quando gastavam para ganhar mais tempo.

 Investir em mais tempo para si traz mais felicidade que comprar algo, diz estudo
Créditos: Getty Images
 Investir em mais tempo para si traz mais felicidade que comprar algo, diz estudo

Whillans apontou que, quando as pessoas fazem isso, eles relatam sentir maior satisfação de vida em geral, especialmente no dia que tiveram mais tempo. Mas, quando compram objetos materiais, em geral elas não atingiram a felicidade que imaginavam.

No entanto, na pesquisa geral, apenas 28 por cento das 6 mil pessoas entrevistadas afirmaram gastar dinheiro para economizar tempo.

Lynda Jones, uma enfermeira de Indianápolis, Estados Unidos, disse que a única coisa que evitou que ela sucumbisse ao estresse causado pelo trabalho foi contratar alguém que a ajudasse com os cuidados de sua casa. Ela também passou a usar um serviço de entrega de supermercado.

“Realmente não é tão caro quando você pensa sobre o que o meu tempo custa. Você sempre pode ganhar dinheiro, mas você não pode comprar o tempo que passou”, disse Jones

Pesquisas anteriores já haviam apontado que o usar o dinheiro para ajudar os outros ou ter boas experiências – como um dia de spa ou viagens – também faz as pessoas mais felizes do que comprar coisas, disse Dunn e Whillans.