Com doença rara, jovem precisa consumir 20kg de amido de milho por mês
Entenda a condição que atinge 1 a cada 25 mil pessoas no mundo
A auxiliar de cozinha Letícia Ramos, de Uberaba, Minas Gerais, se auto-intitula a “Rainha da Maizena”. Aos 30 anos, ela encontrou nas redes sociais, uma maneira bem-humorada de falar sobre a doença rara que a obriga a consumir 20kg de amido de milho para sobreviver.
Letícia sofre de glicogenose, condição que afeta o metabolismo do glicogênio, uma substância que funciona como um “estoque de carboidratos”, principalmente, no fígado.
Para evitar hipoglicemia severa, ela precisa tomar o amido dissolvido em água a cada três horas. Se ela pular os horários, corre o risco de desmaiar e, em casos mais sérios, entrar em coma.
- Dengue: seis pontos sobre a doença que se tornou epidemia no Brasil
- Já ouviu falar em trombose do viajante? Veja 5 questões sobre a doença
- Jovem inglesa supera grave doença de pele; saiba qual
- Estas alterações no cabelo podem indicar doenças; veja como detectar
A doença foi descoberta quando ela tinha 2,5 anos de idade, depois de alguns episódios de hipoglicemia e convulsões. Além disso, seus pais notavam que o abdômen dela ficava estendido e o tom de pele, esverdeado.
Depois de algumas consultas e exames, veio o diagnóstico de glicogenose do tipo 9C, que atinge 1 a cada 25 mil pessoas no mundo.
https://www.instagram.com/p/CcjAmjdFToq/
Além de consumir o amido de milho, ela precisa ter uma alimentação regrada, com pouco açúcar, e tomar 13 medicamentos para controlar a doença.
Apesar dessas limitações e cuidados, Letícia, hoje em dia, consegue levar a condição com leveza e faz sucesso nas redes sociais. Só no Instagram, são cerca de 10 mil seguidores e 37,7 mil no TikTok.
Seus vídeos compartilham sua experiência e buscam informar pessoas que podem estar passando pelo problema que o dela.
https://www.instagram.com/p/Ch3LOWxskvY/