Entenda a doença rara que causa dores intensas no rapper Matuê
Condição inflamatória sistêmica acomete principalmente adultos jovens, e o diagnóstico é um desafio
O rapper cearense Matuê foi diagnosticado recentemente com uma doença rara de origem inflamatória chamada Still do Adulto. O diagnóstico só veio após uma ampla investigação.
“Tenho episódios de mialgia, seguidos de manchas vermelhas na pele. É bem debilitante. Eu, às vezes, não consigo me mexer de tanta dor”, contou em suas redes sociais, quando ainda não sabia a causa do problema.
Matuê chegou a ser internado em agosto, por conta das fortes dores musculares, e recebeu alta quatro dias depois. No início deste mês, ele informou pelo Twitter que já está em tratamento para a doença.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
“Essa é uma doença autoimune, basicamente meus sistema de defesa atacando meu corpo. Não tem nada a ver com a minha cabeça ou ansiedade ou qualquer coisa do tipo. Minha cabeça tá ótima graças a deus”, escreveu ele.
Doença de Still
A doença de Still do Adulto é uma rara condição inflamatória sistêmica que acomete homens e mulheres, principalmente adultos jovens.
De acordo com um estudo publicado no site da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), 75% dos casos acontece na faixa etária entre 16 e 35 anos de idade.
O diagnóstico é um desafio, pois é feito por exclusão, após uma vasta investigação que descarta outras enfermidades.
Sintomas
Além de dores musculares intensas, a doença pode causar febre alta diária, amigdalite, artrite e erupção cutânea (rash).
Os exames laboratoriais costumam apontar para leucocitose (aumento de glóbulos brancos no sangue) e hiperferritinemia (aumento da ferritina).
O que causa a doença?
Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença de Still, mas alguns estudos já viram ligação entre a condição e infecção viral ou bacteriana.
Tratamento
O tratamento normalmente consiste na administração de medicamentos antiinflamatórios nao-hormonais, corticosteroides ou agentes imunossupressores, que ajudam a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.