Doença ressurge na Austrália por causa de dietas pouco variadas

O escorbuto está reaparecendo na Austrália por causa de dietas pouco variadas

Séculos atrás, era comum marinheiros terem escorbuto. Isso acontecia por causa das longas viagens que eles enfrentavam sem consumir frutas e vegetais frescos. O problema é que a doença não ficou no passado: ela está reaparecendo na Austrália por causa de dietas pouco variadas.

Causado pela deficiência de vitamina C, antigamente o escorbuto era comum e até fatal. Autoridades da área de saúde estão preocupadas por notarem um crescimento significativo no número de casos, que eram muito raros. Jenny Gunton, que administra o centro de pesquisa sobre diabetes, obesidade e endocrinologia no Westmead Institute em Sydney, descobriu que a doença estava voltando quando os machucados de vários de seus pacientes não curavam. Após ela coletar dados sobre a dieta deles, percebeu que não consumiam frutas e vegetais frescos ou, então, os coziam demais, o que destrói a vitamina C, conforme ela explicou ao Telegraph.

A confirmação que 12 pacientes estavam com escorbuto veio por exame de sangue, e todos foram curados após os médicos lhe darem a vitamina C. A falta desse ácido no organismo pode levar a problemas como sangramento de gengivas, manchas de sangue na pele e hemorragias. Laranja, morango, kiwi, pimentão e brócolis são alguns alimentos recomendados para evitar a doença; mas é importante não os cozer demais, para não acabar com os nutrientes deles.