Doença silenciosa causa morte de criança durante brincadeira
Menino passou mal, foi socorrido, mas morreu cerca de 1 hora após dar entrada no hospital
Nicollas Rafael, de 10 anos, morreu após ter um mal súbito durante uma brincadeira com os amigos em Cubatão, cidade em que morava na região metropolitana da Baixada Santista. A família diz que o garoto não apresentava qualquer sinal de problema de saúde, porém, após sua morte foi descoberto que Nicollas sofria de uma doença silenciosa.
O diagnóstico obtido no dia seguinte da morte do menino apontou para miocardiopatia hipertrófica assimétrica, uma doença rara, que acabou causando uma insuficiência cardíaca e um edema agudo no pulmão, que causou acúmulo de líquido.
No dia em que Nicollas passou mal, os amigos ligaram para a família informando que o menino estava vomitando. Ele teria pedido água e desmaiado. Os familiares, ao perceberem que a situação era grave, encaminharam o menino para o hospital.
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- Ator da Globo descobre doença crônica antes de cirurgia: ‘eu não sabia’
A criança chegou a dar entrada no pronto-socorro, mas morreu cerca de 1 hora depois.
Miocardiopatia hipertrófica assimétrica
A doença silenciosa afeta homens e mulheres, inclusive crianças. A patologia se caracteriza por uma uma hipertrofia (crescimento) da região septal do coração e implica na dificuldade de bombear sangue do coração para o restante do corpo.
Em muitos casos, essa condição não é diagnosticada porque geralmente a criança nasce com ela e não apresenta sintomas, como foi o caso de Nicollas.
Quando os sintomas aparecem, a pessoa costuma apresentar falta de ar, desmaios e dor no peito durante ou após esforço físico.
O diagnóstico pode feito a partir de um eletrocardiograma ou de testes genéticos.