Dor nas costas persistente é um dos sinais de 5 tipos de câncer
Conhecer os outros sintomas é importante, assim como consultar um médico, caso a dor persista
A dor nas costas é uma condição que, na maioria das vezes, não tem uma origem preocupante, porém, ela também pode estar presente na presença de alguns tipos de câncer.
É o caso do câncer de pâncreas. Geralmente, pacientes com a doença se queixam de dor na região lombar. Isso acontece porque o tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, para os nervos ao redor do pâncreas, que se estendem para a região das costas. No início, essa dor pode ser de baixa intensidade e tende ficar mais forte com o passar do tempo.
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Câncer de pâncreas: conheça sinal de alerta detectado em 75% dos casos
Outros tipos de câncer que provocam dor nas costas
- câncer de pulmão
- câncer de mama
- câncer de próstata
- câncer colorretal
No câncer de pulmão, quando ele se espalha (metástase) para a coluna vertebral, pode causar dor nas costas, especialmente na região torácica (parte média das costas). No câncer de mama, câncer de próstata e colorretal, a dor também aparece quando há metástase para os ossos, incluindo a coluna vertebral.
A dor nas costas aparece com mais frequência nesses tipos da doença devido a proximidade anatômica com a coluna.
É importante ressaltar que a dor nas costas é um sintoma comum em diversas condições de saúde, e nem toda dor nas costas é causada pelo câncer. Na maioria das vezes, a dor nas costas está relacionada a problemas musculares, articulares ou estruturais da coluna vertebral.
No entanto, se a dor nas costas for persistente, progressiva, acompanhada de outros sintomas preocupantes ou se houver fatores de risco para câncer, é fundamental procurar atendimento médico para uma avaliação e diagnóstico preciso.